Os torcedores do Grêmio contam os dias para a reaparição de Pedro Geromel nos gramados. Desde que teve diagnosticada uma lesão meniscal no joelho esquerdo e foi submetido a uma artroscopia, em janeiro deste ano, o zagueiro ficou afastado das atividades e ainda não atuou nesta temporada. Porém, uma foto treinando com bola alimentou a expectativa de que o retorno está cada vez mais próximo.
Mesmo que o treino de quarta-feira (26) tenha sido realizado com os portões do CT Luiz Carvalho fechados para a imprensa, o clube divulgou fotos em que o camisa 3 aparece batendo bola com o lateral-direito Fábio.
— A gente está tentando tirar alguns jogadores do departamento médico. O Fábio já saiu, o Geromel ainda não. É muito cedo. O próprio Reinaldo e Pepê. Mas eles estão bem encaminhados. Tem o Felipe (Carballo). Acredito que na próxima semana, no mínimo, dois destes jogadores já estarão treinando com o grupo — comentou o técnico Renato Portaluppi em entrevista recente.
Apesar da presença no gramado do centro de treinamento, o defensor ainda não foi totalmente reintegrado ao elenco. Na mesma atividade registrada em fotos, o jogador participou apenas do aquecimento com bola, e não acompanhou o restante do trabalho, quando um treino coletivo definiu a escalação que enfrentaria o ABC nesta quinta-feira (27).
Conforme apurou GZH, Geromel ainda está em período de retreinamento, como se fosse uma espécie de "pré-temporada", mais voltada à parte física. Caso não volte a sentir dores musculares ou na região do procedimento cirúrgico, passará para uma nova etapa de trabalhos até ser inserido, de fato, no dia a dia do plantel.
Prestes a completar a 38 anos em setembro, o atleta demanda um cuidado maior por parte do departamento médico. O temor é para não se repita o que aconteceu em março quando, após oito semanas da cirurgia, o zagueiro voltou a correr nos gramados, mas logo retornou à fisioterapia.
Embora a comissão técnica não divulgue um prazo para que o defensor volte a ser relacionado para jogos, ele próprio manifestou a repórteres que estiveram no gramado da Arena, durante a festa do título do Gauchão, em 8 de abril:
— Espero voltar mês que vem para jogar.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, no fim de março, o presidente Alberto Guerra ressaltou que o clube não quis apressar o retorno de Geromel, especialmente porque há outros bons nomes para a posição.
— Geromel está treinando, já está no campo. Mas, quando voltou, sentiu novamente porque o problema não é muscular, é no joelho. Então, se achou melhor preservar, até porque estamos nos jogos finais. Entrar assim, sem estar jogando há três meses, é até temerário. Graças a Deus, nesta posição, está fazendo menos falta porque temos seis bons zagueiros. Então, não estamos acelerando a recuperação dele, embora esteja praticamente recuperado.
Caso a recuperação ocorra como imaginado, o mês de maio irá entregar alguns reforços ao vestiário do Grêmio. Com a janela de transferências fechada até julho, não serão feitas novas contratações agora. Desta vez, as novidades virão do departamento médico. Reinaldo, Carballo, Pepê e, ao que tudo indica, Pedro Geromel.