A decisão deste sábado na Arena contra o Caxias é a chance do Grêmio repetir um feito que não alcança há mais de três décadas. Em 1990, o Tricolor conquistou o hexa no Estadual pela última vez, e GZH foi ouvir os conselhos para o atual grupo de jogadores de quem participou do feito.
No campeonato de 33 anos atrás, após liderar a competição na primeira fase, com 15 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas, o Grêmio confirmou o título em um quadrangular com Caxias, Inter e Juventude.
A campanha na fase final foi ainda melhor. O time treinado por Evaristo de Macedo permaneceu invicto nos seis jogos, três vitórias e três empates. No jogo que confirmou a conquista do título em 1990, o Grêmio teve Mazaropi; Fábio Lima, João Marcelo, Luís Eduardo e Hélcio; Jandir, Cuca e Assis; Darci, Paulo Egídio e Nílson.
Os conselhos colhidos de atletas da segunda equipe que alcançou o hexa — o Tricolor também encarreirou seis títulos entre 1962 e 1967 — servem como inspiração para o time de Renato Portaluppi tentar repetir o feito neste final de semana.
As mensagens
"Foi complicado. Foi meu último jogo com a camisa do Grêmio. Saí naquele ano e sabia que não voltaria. Às vezes me perguntam de ser um dos zagueiros que mais fez gols e mais defendeu o clube. Recordes foram feitos para ser quebrados. É difícil conquistar o Gauchão seis vezes. É difícil conseguir uma sequência dessa no Rio Grande do Sul. O que posso fazer é desejar sorte. Não é fácil e não serão todos que conseguiram esse privilégio de ser hexa. É uma façanha difícil. Que façam um bom jogo. Não será fácil. O Caxias é um time forte fisicamente e tecnicamente. Será uma final muito equilibrada."
LUIS EDUARDO
Zagueiro do Grêmio entre 1984 e 1990
"Conselho é para aproveitarem. O Grêmio é o favorito, tem que ir com confiança. Tem o melhor time. É mais qualificado. Se der a lógica, dá Grêmio. O aspecto emocional e psicológico conta muito. Se estiverem bem, confiantes e seguros, o Grêmio está em vantagem."
EMERSON
Goleiro do Grêmio entre 1989 e 1994
"O Grêmio é forte, está muito consciente. É soberano no Rio Grande do Sul. O Renato nasceu para treinar o Grêmio, e o time de hoje tem muita qualidade. É ter tranquilidade. Teve a dificuldade de finalizar contra o Ypiranga nas semifinais. Espero que isso não aconteça novamente. Que o Suárez e o outros atacantes possam caprichar mais."
PAULO EGÍDIO
Ponta-esquerda do Grêmio entre 1989 e 1991
"O que dizer, né. São épocas diferentes, mas o time atual do Grêmio é experiente. Precisa aproveitar as oportunidades. Teve muitas chances no último jogo. Precisa manter o mesmo ímpeto. Na hora de finalizar, ter um pouco mais de tranquilidade. Tem vezes que você quer fazer o gol de qualquer maneira e perde. Marquem firme e tirem os espaços. Na Arena, com a torcida abraçando o time, o Grêmio tem tudo para ganhar o título."
ALMIR
Ponta-direita do Grêmio entre 1987 e 1990