Mais do que a derrota para o Cruzeiro, a primeira do Grêmio no Brasileirão, o que gerou repercussão na partida disputada em Belo Horizonte, no último sábado (22), foi a decisão do técnico Renato Portaluppi de tirar a titularidade de Adriel por indisciplina.
O treinador decidiu escalar Gabriel Grando em Minas Gerais depois de uma série de casos apontados internamente como descumprimento de normas. O último foi o fato de Adriel ter concedido entrevista ao programa "Paredão do Guerrinha" sem conhecimento da direção.
Por isso, GZH convidou os comunicadores do Grupo RBS José Alberto Andrade, Alex Bagé, Marcelo de Bona e Rodrigo Adams para avaliar a decisão de Renato de tirar do time o goleiro por uma questão extracampo. Confira:
José Alberto Andrade, apresentador e repórter da Rádio Gaúcha
"Tecnicamente, Adriel conquistou inquestionavelmente a titularidade no Grêmio. Retirá-lo da equipe por motivos paralelos é perda de qualidade. Como o elenco tricolor tem suplentes qualificados, isto pode parecer minimizado, mas o risco é grande. Tanto Gabriel Grando, beneficiado por estar em Belo Horizonte obedecendo o rodízio de reservas, como Brenno, que seria a melhor reposição para Adriel por ser mais afirmado, já foram titulares em algum momento e receberam contestação. Adriel é uma unanimidade. O Grêmio se arrisca a criar um problema onde havia descoberto uma solução e está prestes a inverter a hierarquia técnica, fixando como titular aquele que menos mostrou."
Rodrigo Adams, comunicador do Grupo RBS e torcedor do Grêmio
"Adriel é o melhor goleiro. Deve ser titular. Porém, além de jogar bem com os pés, é preciso mantê-los no chão. O ambiente tem comando e sabe aonde quer chegar. O Grêmio não pode mais ser a bagunça das últimas temporadas. Direção e comissão técnica acertaram."
Alex Bagé, comentarista gremista no "Sala de Redação" e nas "Jornadas esportivas" da Rádio Gaúcha
"No futebol tem uma regra inegociável: os melhores têm de jogar. Adriel é disparado o melhor goleiro do Grêmio, inclusive ajudou o esquema tático de Renato pela sua facilidade em jogar com os pés. O clube tem todo o direito de punir o jogador por descumprir alguma regra, mas tirá-lo de campo será uma punição ao time."
Marcelo De Bona, narrador da Rádio Gaúcha e colunista de GZH
“Não é certo. Jogador e time estão sendo punidos. E se a ideia era dar o recado, como foi mencionado na entrevista pós jogo, que se resolva o problema internamente, sem esse tipo de exposição. O goleiro titular do Grêmio é Adriel.”