Renato Portaluppi mantém a expectativa de contar com Michael em 2023. Em entrevista à Rádio Gaúcha, o técnico afirmou que trabalha com a direção do Grêmio para viabilizar a contratação do atacante. A ideia de Renato é que uma nova tentativa possa acontecer em junho, quando o Al Hilal não estará mais punido pela Federação Saudita de Futebol.
A questão que impediu até o momento o avanço nas negociações entre Grêmio e Al Hilal é a proibição do clube saudita de registrar jogadores. Por este motivo, Michael não foi liberado para negociar.
— Nosso grupo está bom, mas quanto mais pudermos o fortalecer, melhor. No um pra um, ele abre bem a defesa. Tem as características do Ferreira. Quem tem um só, não tem nenhum. Era essa a nossa vontade. O clube de lá não vai o liberar até o meio do ano. Vamos trabalhando com o nosso grupo. Quanto mais forte o grupo estiver, maior a possibilidade de vencermos os adversário e conquistarmos títulos. Jamais vou cobrar diretoria ou o presidente em público. Eles pensam da mesma forma que eu. Era um sonho que nós tínhamos, e que não está completamente descartado ainda. Vamos aguardar até o meio do ano — comentou Renato.
O treinador afirmou, no entanto, que suas manifestações de desejo de contar com Michael não eram de cobranças para a direção. O técnico disse que todos no departamento de futebol concordam e gostariam que o atacante fosse contratado.
— Quando falei do Michael, muitos falaram que estava cobrando a diretoria. É mentira. Converso diariamente com o presidente e a diretoria. Trocamos ideias e nos damos muito bem. Isso é uma opinião nossa, de que o Michael acrescentaria bastante — comentou o técnico.
Na atual temporada, Michael participou de 18 partidas pelo Al Hilal. O atacante marcou quatro gols e deu quatro assistências.