A atuação do Grêmio no Gre-Nal abriu uma disputa pela titularidade da equipe para a sequência da temporada. Antes da partida, Renato Portaluppi optou por escalar Fábio como o lateral direito titular da equipe, mesmo voltando de lesão muscular, e deixou João Pedro no banco de reservas.
De acordo com o treinador, a escolha se deu pelo fato de que João Pedro, antes de estrear pelo Tricolor, estava há oito meses sem atuar. Dessa forma, após três participações consecutivas, era necessário um descanso para que o atleta não sofresse algum tipo de lesão. Como Fábio, que iniciou a temporada como titular da equipe, estava totalmente recuperado, a escolha foi de utilizá-lo como titular no clássico 438.
No decorrer do Gre-Nal, Renato utilizou os dois jogadores. Na metade do segundo tempo, o comandante gremista optou por tirar Fábio para renovar o fôlego no setor direito com João Pedro, que construiu a jogada do gol da vitória.
Para Leonardo Oliveira, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GZH, pelas apresentações dos dois jogadores, existe possibilidade de que João Pedro assuma a condição de titular durante a temporada, já que tem características mais próximas das ideias que Renato Portaluppi quer dentro de sua equipe.
— Fábio mostrou-se um jogador de menos potência que João Pedro. É verdade que a amostragem deles é pequena. Fábio passa por um processo de readaptação, e João Pedro vem de longo período de inatividade. O fato é que, como o Grêmio concentra o jogo dos seus meias por dentro, necessita de laterais que sejam agressivos e façam as vezes de extrema, chegando de forma mais aguda ao ataque. Nesse ponto, Joao Pedro mostrou mais encaixe à ideia de Renato — analisou.
Na temporada, Fábio já participou de nove partidas. São 569 minutos em campo pelo Grêmio, uma média de 63 por jogo. O atleta ainda não marcou gols na temporada, mas deu uma assistência importante para o gol de Everton Galdino, na vitória sobre o São José, no Passo D'Areia, além de ter salvado o Tricolor de sofrer um gol no Gre-Nal, tirando o chute de Bustos em cima da linha.
Já João Pedro atuou por quatro jogos nesta temporada. Após um trabalho intenso de reforço muscular e de recondicionamento físico, o atleta voltou a jogar após oito meses apenas treinando. Sua última aparição havia sido em junho de 2021, pelo Corinthians, na Libertadores. São 247 minutos jogados na temporada, com uma média de 61 minutos por jogo e uma assistência.
Confira os números dos laterais no Gre-Nal 438
Fábio
- 62 minutos
- 19 passes certos
- 4 passes errados
- Nenhuma finalização
- Nenhum desarme
- 1 cruzamento certo
- 3 cruzamentos errados
- Nenhuma virada de jogo
- 76 toques na bola
- 1 defesa
- 3 rebatidas
- Nenhuma falta cometida
- Uma falta sofrida
João Pedro
- 28 minutos
- 11 passes certos
- 2 passes errados
- Nenhuma finalização
- Nenhum desarme
- Dois cruzamentos errados
- Nenhuma virada de jogo
- 49 toques na bola
- Uma rebatida
- Nenhuma falta cometida
*Números do Footstats