Classificado em primeiro na fase classificatória, o Grêmio abriu as semifinais do Gauchão com derrota para o Ypiranga no domingo (19). Depois de Suárez abrir o placar e perder um pênalti em Erechim, o Tricolor levou a virada com dois gols de Erick e saiu atrás na decisão por uma vaga na decisão do Estadual.
Desde 2010, isso já aconteceu em duas oportunidades. E, para o torcedor da equipe gremista, as recordações não são boas. Em 2014, decidindo a final com o Inter, o Grêmio perdeu em casa por 2 a 1, com dois gols de Rafael Moura. Depois, em Caxias do Sul, visto que o Beira-Rio ainda estava em obras para a Copa do Mundo, o Colorado confirmou o título com uma goleada de 4 a 1.
Dois anos depois, o Tricolor reviveu uma eliminação depois de perder a primeira partida. Nas semifinais, contra o Juventude, a equipe comandada por Roger Machado perdeu para o time da Serra, em Caxias do Sul, por 2 a 0. Na volta, na Arena, o Grêmio até venceu por 3 a 1, mas foi eliminado pelo gol marcado pelos caxienses fora de casa.
A equipe de Renato Portaluppi volta a enfrentar o Ypiranga no próximo sábado (25), às 16h30min, na Arena. Quem passar desta partida irá enfrentar o vencedor do confronto entre Inter e Caxias, que empataram no jogo de ida das semifinais. O duelo será realizado no Beira-Rio.