Após anunciar 11 reforços para 2023, o Grêmio ainda não se retirou do mercado. Indicação de Renato Portaluppi antes do início do Gauchão, o atacante Michael, do Al-Hilal, da Arábia Saudita, continua como alvo gremista e é o desejo do clube para ser a 12ª contratação da temporada. A direção do Tricolor se prepara para fazer nova investida para viabilizar a chegada do jogador, visto como fundamental para o treinador.
A insistência por Michael se dá por uma ideia de Renato Portaluppi de que há uma carência de jogadores de drible no elenco. Após a vitória sobre o Avenida, quando não pôde contar com Ferreira e o garoto Gabriel Silva foi usado pelo lado esquerdo, Renato Portaluppi destacou a necessidade de contar com um reforço forte no “um contra um”, algo visto por ele como fundamental para a equipe conseguir furar retrancas ao longo da temporada.
— Com certeza, isso dificulta (ausência de um jogador responsável por "quebrar as linhas"). Esse tipo de jogador é necessário. Ferreira não vem jogando e apostamos no Gabriel (Silva). É um garoto de futuro, estamos lapidando ele — disse Renato, que se referiu a Michael ainda que não tenha citado o nome do atleta.
— Achamos o jogador, estou falando com o presidente para tentar convencê-lo. Precisamos ter um jogador do um para um, para abrir a defesa. Um atleta assim faz falta — completou.
O acerto entre Grêmio e Michael não é visto como um problema. A dificuldade para a liberação do jogador se dá porque Al-Hilal está com uma punição com o chamado transferban até a metade de 2023, o que o impede de contratar reforços. Ou seja, o clube não poderia contratar uma reposição para Michael neste primeiro semestre.
Michael foi um destaque do Flamengo em 2021, quando a equipe comandada por Renato Portaluppi terminou com os vice-campeonatos da Libertadores e do Brasileirão. Naquele Campeonato Brasileiro, Michael foi o sexto jogador com maior média de dribles, de 2,2 por jogo. Apesar do rebaixamento do Grêmio naquele ano, Ferreira foi o jogador que liderou essa estatística, com três por partida. Os dados são do site Sofascore.
No Al-Hilal desde o começo do ano passado, Michael é atualmente o quarto jogador que mais dribla na Liga da Arábia Saudita, com média de 1,9 por partida. Ele tem 13 jogos na atual edição da competição, sendo oito como titular e marcando dois gols. No Mundial de Clubes, Michael foi titular em apenas uma das partidas, na estreia contra o Wydad. Diante de Flamengo, na semifinal, e Real Madrid na decisão, ele entrou no segundo tempo.
Michael, que completará 27 anos em março, foi vendido pelo Flamengo para o Al-Hilal em janeiro do ano passado por US$ 8,45 milhões (R$ 45,5 milhões à época). Seu contrato com o time da Arábia Saudita é válido até junho de 2025.
Michael pelo Al-Hilal nesta temporada
- 15 jogos
- 3 gols
- 2 assistências
- 776 minutos jogadores (média de 52 minutos por partida)
- 1,9 dribles por jogo
Michael no último Brasileirão que disputou (2021)
- 35 jogos (23 como titular)
- 14 gols
- 4 assistências
- 2,2 por jogo (sexto melhor neste índice)