A vitória diante do Avenida, que manteve o Grêmio na liderança do Gauchão com 100% de aproveitamento, trouxe um problema para Renato Portaluppi. Além de algumas questões técnicas que desagradaram o treinador, ele perdeu o lateral-direito Fábio, aos 8 minutos do segundo tempo, com uma lesão de grau I no músculo adutor da coxa direita.
Para a próxima rodada, em Ijuí, contra o São Luiz, a programação gremista já previa a utilização de uma equipe mista. Desta forma, além do camisa 2, outros atletas devem ficar de fora da viagem ao Noroeste do Estado.
Para a vaga de Fábio, dois jogadores surgem como opções. São eles: Thaciano, utilizado como lateral-direito desde a pré-temporada, e o recém contratado João Pedro, relacionado pela primeira vez na diante do Avenida, mas que não entrou mesmo com a lesão de Fábio.
Sem entrar em campo desde 28 junho de 2022, quando estava emprestado pelo Porto ao Corinthians, João Pedro tem contra si, na avaliação da comissão técnica, além da falta de ritmo de jogo, um déficit na carga física causada principalmente pelo período em que ficou em Portugal apenas treinando após seu vínculo com o clube paulista ter se encerrado e ele se reapresentar na equipe portuguesa.
Dessa forma, Thaciano que atuou em sete dos oito jogos do Grêmio na temporada, incluindo a decisão da Recopa Gaúcha contra o São Luiz, sai em vantagem e deve começar em Ijuí.
Uma provável escalação para sábado tem: Brenno (Adriel); Thaciano, Bruno Alves, Gustavo Martins e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Villasanti e Carballo; Vina, Diego Souza e Galdino.
O grupo de jogadores do Grêmio volta aos treinamentos na terça (14), às 9h da manhã.