Uma das promessas da base das Gurias Gremistas irá avançar mais um passo na carreira profissional. Aos 15 anos, a atacante Júlia Martins passará a integrar os treinos da base, com as atletas do sub-20. A jovem estava sendo formada pela Escola do Grêmio.
Mesmo com a pouca idade, a atleta tem chamado a atenção pelo poder de decisão. Em 2022, ela foi a artilheira com sete gols marcados durante o Brasileirão sub-17 e sub-20. Além de balançar as redes, tem participação fundamental nas construções de jogo. Pelo sub-14, também soma a conquista de terceiro lugar na Liga de Desenvolvimento em 2021.
O repertório técnico é um dos principais aspectos que chamam a atenção da comissão técnica. É o que explica Yurinha, técnico da equipe sub-20, que conversou com a reportagem de GZH.
— O que mais se destacou nela neste pouco tempo foi o poder finalização e de decisão. Foi eleita a melhor em campo por diversas vezes. Esse poder de finalização para uma atacante, com os números que ela tem, chama muito a atenção especialmente pela idade. Mesmo sendo muito nova, também já tem uma mentalidade de atleta. Sabe das responsabilidades, que ainda tem muito a aprender, e sempre se mostrou à disposição para aprender com as mais velhas. A tendência é que ela só melhore. Vai chamar a atenção da Seleção Brasileira, com certeza.
A intenção da direção, a partir deste protagonismo, é trazê-la para a base do profissional para avançar no processo de lapidação e em sua recuperação. Júlia sofreu uma lesão ligamentar em maio, na disputa do clássico Gre-Nal. Precisou passar por cirurgia no mês seguinte e, desde então, segue em recuperação. Pela previsão de retorno, de nove meses, está próxima de voltar em 100%. Neste momento, já está fazendo trabalho com bola, mas separada das demais companheiras.
Natural de Marabá, no Pará, a atleta chegou ao Grêmio aos 13 anos de idade. Atualmente, possui vínculo de formação até 2025.