Após três partidas na abertura da temporada de 2023, o Grêmio cogita preservar titulares diante do São José, no domingo (29), no estádio Passo D’Areia. Além da sequência de confrontos, o campo sintético preocupa o técnico Renato Portaluppi. A comissão técnica definirá somente no sábado (28) quais atletas ficarão de fora do duelo.
Na atividade inicial para a terceira rodada do Estadual, na última quinta-feira (26), o treinador promoveu um coletivo entre reservas e demais suplentes. A formação considerada alternativa teve: Gabriel Grando; Thaciano, Gustavo Martins, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Villasanti e Lucas Silva; Gabriel Silva, Cristaldo e Guilherme; Diego Souza.
Segundo apurado por GZH, a preservação de jogadores deverá ser adotada pelo receio de lesões em virtude do desgaste da abertura do calendário, mas também pelas condições do gramado sintético do São José.
— Domingo é grama sintética. É mais um problema que a gente vai ter, mas fazer o quê? É o campeonato estadual. No sábado, vocês liguem para o X9 depois do meio-dia e, de repente, ele já passa o time para vocês — relatou Renato Portaluppi, em coletiva, após a vitória diante do Brasil-Pel.
Os "favoritos" para ficarem ausentes da relação são os atletas mais experientes. Suárez, Kannemann, Reinaldo, Fábio e Bruno Alves, todos acima dos 30 anos, possuem chances remotas de começar a partida. A comissão técnica analisará os indicativos nos treinamentos desta sexta e sábado para definir quais serão as preservações.
A ideia é não descaracterizar por completo a equipe. Logo, uma formação mista deverá ser confirmada. Jogadores que precisam de mais minutos devem aparecer na formação, como: Diego Souza, Cristaldo, Bruno Uvini e Villasanti.