Após três jogos em nove dias, chegou a hora de Renato Portaluppi observar outras peças do grupo de jogadores do Grêmio. A ideia do técnico é de rodar o time titular para o jogo deste domingo (29) contra o São José, às 20h30min, no Estádio Passo D’Areia, pela terceira rodada do Gauchão.
Renato estuda utilizar quem ainda não teve chances nos três primeiros jogos da temporada. Uma oportunidade para que alternativas como Cristaldo, de bom desempenho contra o Brasil-Pel na Arena, possam apresentar suas credencias na briga por um lugar na equipe.
Na programação traçada pela comissão técnica, alguns jogadores que atuaram contra São Luiz, Caxias e Brasil-Pel, serão trocados. Na atividade realizada na quinta (26) no CT Luiz Carvalho, o técnico comandou um coletivo apenas para os jogadores que não participaram da maioria do jogo contra o Brasil-Pel. Na equipe que deve atuar contra o São José, quatro atletas que entraram durante a vitória por 1 a 0 mostraram que largam em vantagem por uma oportunidade neste domingo: Thaciano, Diogo Barbosa, Cristaldo e Diego Souza.
Villasanti é outro que está bem cotado para voltar ao time. Após atuar como titular na estreia do Grêmio na temporada, na goleada sobre o São Luiz, o volante não foi relacionado para os dois jogos do Gauchão. Uma opção, segundo Renato, para observar Pepê e Carballo em ação.
— Conhecemos o Villasanti, sabemos o que ele pode proporcionar. Os jogadores ainda estão com a perna pesada. É importante rodar para conhecer melhor os jogadores que chegaram. Estou dando oportunidades a outros para se entrosarem. É isso que eu tenho visto. Não quer dizer que não tenham mais mudanças. Vai depender dos jogadores. Nosso grupo está bom, com dois jogadores por posição. Darei oportunidades a todos. Essa rodagem é importante. Não adianta colocar a mesma equipe toda hora em campo que alguém vai estourar — avisou o técnico.
Do coletivo dos reservas da tarde da última quinta-feira (26), Cristaldo é quem está melhor posicionado para brigar por um lugar no time titular. O ex-camisa 10 do Huracán disputa posição com Bitello, que começou o ano como um dos destaques da equipe. Mas após dar novo ritmo ao meio de campo contra o Xavante, o argentino ganhou pontos com Renato.
O time sem coletes atuou com: Gabriel Grando; Thaciano, Gustavo Martins, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva, Gabriel Silva, Cristaldo e Guilherme; Diego Souza. Do outro lado, a equipe teve: Adriel; Lucas Kawan, Athos, Da Mata e Cuiabano; Thiago Santos, Darlan, Campaz, Gustavinho e Pedro Lucas; Isaque – que anotou o único gol da atividade.
Além da opção para observar mais alternativas em campo, o piso do jogo deste final de semana também foi levado em conta para a decisão da comissão técnica. O gramado artificial do Passo D’Areia é avaliado como um potencial de lesões, e a ideia de Renato é minimizar qualquer chance de perder jogadores neste momento de construção de um time.
— Domingo é grama sintética, mais um problema. Mas é o Gauchão — reclamou o técnico.
Com a experiência de comandar o São José de 2015 a 2017, e mais uma passagem em 2020, o técnico China Balbino afirmou que a questão do gramado sintético é tratada de uma forma exagerada quanto ao risco de lesões.
— Trabalhávamos todos os dias no piso. Tínhamos muita atenção com prevenção para as articulações. O que mais muda no piso é a velocidade da bola — pontuou.
Não há evidências científicas de que a grama sintética provoque mais lesões do que a natural. O gramado do Passo D’Areia, porém, tem qualidade inferior se comparado ao utilizado em outros estádios do país.
— Os adversários, normalmente, focavam muito no campo e esqueciam da nossa equipe. Existe um impacto mais forte, mas o gramado é de padrão Fifa. É um mito essa questão das lesões. Teve a lesão do Sorondo, que vinha de recuperação de outras cirurgias, e quase nenhuma outra de articulação — finalizou Balbino.
O treino da tarde desta sexta será a oportunidade de identificar quais serão as alterações que aparecerão contra o Zequinha. Renato comandará a atividade no CT Luiz Carvalho com a presença de todo o grupo de jogadores.