O título de campeão brasileiro do Grêmio de 1981 tem a marca de Baltazar Maria de Morais Júnior. Foi do camisa 9 o gol da vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, na decisão da competição. O centroavante, que agora acompanha o Tricolor como um torcedor, avaliou positivamente a chegada de Luis Suárez.
— Não poderia ser uma contratação mais acertada do que essa. É um jogador de uma qualidade muito grande, que ainda está com uma idade muito boa para jogar — disse Baltazar no Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Suárez e Baltazar têm agora duas coincidências na carreira. A primeira é de que ambos comandaram o ataque do Atlético de Madri por duas temporadas. O Artilheiro de Deus entre 1988 e 1990, enquanto o Pistolero entre 2020 e 2022. Para o ex-centroavante gremista, a longevidade do uruguaio poderá ser o diferencial no próximos anos.
— Eu concluí minha carreira com 37 anos, tive uma lesão que me complicou. Ele tem 36 e se cuida, acompanhamos a vida que ele tem. Isso ajuda a ter uma longevidade. Por isso, vai render bastante para o Grêmio, foi uma contratação de altíssimo nível — destacou.
Baltazar vestiu a camisa do Grêmio entre 1979 e 1982. Além do Brasileirão de 1981, o centroavante também conquistou o Gauchão em 1979 e em 1980 pelo Tricolor.