A estreia do Grêmio no Gauchão tem tudo definido: adversário, data, horário e, não menos importante, local. O Centenário, a casa do Caxias, será o palco do jogo de sábado (21), às 16h30min. Jogar no estádio da Serra tem sido positivo para o Tricolor nos últimos anos.
Nas últimas cinco partidas sob mando grená, o Grêmio venceu três, empatou uma e perdeu outra. O histórico tem taça levantada e a primeira partida após a queda de Renato Portaluppi, no início de 2021. Ao todo, a equipe da capital marcou sete gols e sofreu dois.
- 03/02/2019 - Caxias 0 x 3 Grêmio (primeira fase)
Pela fase de grupos do Gauchão de 2019, uma goleada. Pepê (atacante vendido ao Porto) marcou duas vezes e Vizeu fechou o placar. O time de Renato foi bicampeão naquele ano. - 22/02/2020 - Caxias 1 x 0 Grêmio (final do primeiro turno)
Em 2020, o primeiro jogo entre as equipes no Centenário foi final. Grêmio e Caxias decidiam o primeiro turno do Gauchão em jogo único e Diogo Oliveira deu título aos mandantes. - 26/08/2020 - Caxias 0 x 2 Grêmio (partida de ida da final)
Depois do título do Caxias no primeiro turno, o Grêmio ganhou o segundo. Na grande final, os times se enfrentaram duas vezes. A primeira partida, no Centenário, teve vitória Tricolor com gols de Pepê e Everton Cardoso. Depois, na Arena, veio o tricampeonato. - 16/04/2021 - Caxias 0 x 0 Grêmio (primeira fase)
Em 2021, pela primeira fase, um 0 a 0 sem emoções na casa do Caxias. Mas a partida foi histórica: a primeira sem Renato Portaluppi depois de mais de quatro anos. O fim do ciclo se deu um dia antes do jogo, e Thiago Gomes, interino, comandou a equipe. - 02/05/2021 - Caxias 1 x 2 Grêmio (partida de ida da semifinal)
Menos de um mês depois, Caxias e Grêmio voltaram a se enfrentar, mas a equipe de Porto Alegre tinha Tiago Nunes no comando. Diego Souza abriu o placar, Marlon empatou e o centroavante gremista garantiu a vitória.