O ano de 2023 será de mudanças em diretoria e comissão técnica das Gurias Gremistas. Depois de anunciar a saída de Yura do departamento feminino, o clube confirmou que Patrícia Gusmão, agora ex-técnica, assume como supervisora da pasta. Enquanto Felipe Endres estará à frente da equipe principal.
Com 41 anos, Endres terá sua primeira experiência como treinador de um time feminino. No entanto, na função, ele já comandou as equipes de base de Juventude (sub-17), South Melbourne FC, da Austrália, e Grêmio (em ambos, no sub-23). Na Serra Gaúcha, a experiência se iniciou em 2012.
— Ele é um profissional que tem conhecimento, sabe lidar com os atletas, tem um excelente relacionamento com eles. Então, tenho certeza que ele vai ter muito brilho no trabalho que realizar. O Grêmio, a modalidade como um todo, ganha muito tendo um profissional como este — afirma o técnico Giordano Demore, que treinava a equipe sub-13 do Juventude à época.
Posteriormente, Felipe Endres transferiu-se para as categorias de base do Grêmio. O vínculo com o Tricolor se iniciou em 2016. Neste período, o ex-diretor Gustavo Schmitz trabalhou diretamente com o novo treinador das Gurias Gremistas:
— No tempo que esteve conosco, percebeu-se sempre uma dedicação máxima ao tabalho, um grau de profissionalismo exemplar. É um profissional que tem uma liderança natural perante aos atletas e ao grupo de trabalho. Tem muita experiência rica no futebol e no processo de formação de atletas. Tem um DNA de Grêmio. Não tenho dúvidas que ele vai contribuir muito para o desenvolvimento do futebol feminino, trazendo excelentes resultados e performance. Com a sua qualidade e a experiência, serão alcançados grandes resultados.
Luiz Ferrari Junior, assessor das categorias da base do Grêmio até o ano passado, trabalhou com Felipe Endres por cerca de dois anos. Uma das características destacadas por ele é o perfil tático do novo comandante do time feminino:
— Trabalhamos juntos por cerca de dois anos e depois ele foi para o Transição. É um treinador muito tático, um profissional muito agregador, uma excelente pessoa. O Grêmio fez uma bela contratação, vai agregar muito para o futebol feminino.
Experiência como treinador e títulos
A última vez que esteve à frente de uma equipe foi em 2019. Naquela temporada, Endres chegou ao Pelotas para ser auxiliar-técnico de Diego Gavilan. Na sequência, assumiu o comando da equipe e iniciou a campanha vitoriosa da Copa Seu Verardi, que terminou em título.
— Endres e Gavilan fizeram bons jogos no Gauchão de 2019, inclusive com vitória sobre o Inter no Beira-Rio (2 a 1). No segundo semestre, ele assumiu como técnico principal e montou o time que venceu a Copa Seu Verardi. No entanto, apesar de ter boas ideias, não conseguia ser objetivo e não rendia o que se esperava. O Pelotas do Endres era propositivo, com jogo apoiado, mas faltava ser mais vertical. Era um cara que gostava de ataque posicional. Foi uma passagem rápida, de poucos jogos, mas com legado para que o técnico Picoli, com alguns ajustes, fizesse a equipe subir de produção e sair com o título da Copinha — avalia o jornalista Marcelo Prestes, setorista do Pelotas na Rádio Universidade.
Com experiências pelo interior gaúcho e no futebol internacional, foi em Santa Catarina e em Goiás que buscou os três títulos de sua carreira. Todos, como auxiliar-técnico, com Umberto Louzer à frente das equipes. Em 2020, pela Chapecoense, conquistaram o Estadual e a Série B. Enquanto, em 2022, foram campeões do goiano pelo Atlético.
— Ele é um profissional muito capacitado, de altíssima qualidade, e um baita cara. Juntos, tivemos a possibilidade de conquistarmos o título catarinense e da Série B do Brasileiro, pela Chapecoense e, juntos novamente, no Atlético-GO, fizemos um trabalho de recuperação, com conquista do Campeonato Goiano, e também conseguir entrar para a história do Atlético, do futebol goiano, como a primeira equipe a vencer em solo argentino. Pelo Atlético-GO, conseguimos também outra marca de conquistar a primeira vitória em campeonato internacional — complementa Louzer:
— Foi uma parceria de muitas conquistas, de aprendizado mútuo. Então, só tenho coisas boas a falar do Felipe, e gratidão por tudo que vivenciamos juntos. Ficarei na torcida por ele neste novo projeto e tenho certeza que futebol feminino está em boas mãos — relembrou o técnico Umberto Louzer.
Agora, Felipe Endres terá mais um desafio pela frente: comandar uma equipe feminina pela primeira vez. A estreia será no Brasileirão, que tem início previsto para 26 de fevereiro. O ano das Gurias Gremistas também terá a disputa do Gauchão, ainda com data a confirmar pela FGF.
Ficha de Felipe Endres
- Formação em Educação Física (UFRGS e Universidade do Porto-POR)
- Licença PRO - CBF/Conmebol
- Títulos: Série B e Catarinense (Chapecoense, 2020); Goiano (Atlético-GO, 2022)
- Clubes: treinador sub-17 do Juventude, treinador sub-23 do South Melbourne FC (Austrália), treinador do sub-23 do Grêmio, auxiliar técnico do Deportivo Capiatá (Paraguai), treinador do Pelotas, auxiliar técnico da Chapecoense e do Atlético Goianiense.