Campeão do Efipan 2023, o Grêmio teve o seu camisa 10 eleito como melhor jogador da competição. Gabriel Mec, 14 anos, marcou quatro gols em Alegrete e recebeu um elogio que viralizou nas redes sociais. Celeni Viana, comentarista das transmissões das partidas pela rádio Tchê Alegrete, e com experiência de cobrir o campeonato desde os anos 1990, afirmou que Gabriel foi o melhor jogador que ele viu disputar a competição desde Ronaldinho.
— Peguei Neymar, Ronaldinho, Cambiasso e Jean Pyerre. Vi vários craques surgirem. De tudo que vi, só esse garoto se compara ao Ronaldinho — comentou.
Vice-artilheiro da competição com quatro gols, Gabriel Mec marcou duas vezes e deu uma assistência na decisão contra o Olímpia. Na avaliação de Celeni, o jovem mostrou uma característica rara neste nível de competição.
— O Gabriel tem um diferencial que é a capacidade de antecipação do lance. E depois executa extremamente rápido. É coisa de jogador excepcional. Além de jogar com a bola nos pés, se dedicava para marcar também. Alia força e técnica. E extremamente rápido — disse.
Com mais de 30 anos de experiência em acompanhar o Efipan, Viana fez a comparação do potencial de Gabriel Mec com outro jovem que virou referência pela forma precoce com que conquistou notoriedade no futebol brasileiro.
— Ele viu que o zagueiro poderia interceptar o chute, então ele dá o drible com outra perna para ficar em condições de finalizar. Movimento muito rápido. É um menino que tem futuro. É só lapidar que a joia está pronta. Quem não esteve no Estádio Farroupilha perdeu de ver um craque que se igualará ao Endrick.
O Grêmio bateu os paraguaios por 4 a 1 e fecharam de forma invicta a campanha do título. Em oito jogos no Efipan, o Tricolor venceu sete e empatou um. A equipe do técnico André Mello marcou 23 gols e foi vazada apenas três vezes.