Principal contratação do Grêmio depois de Luis Suárez, Franco Cristaldo desembarcou em Porto Alegre com o carimbo de ter sido vice-artilheiro do último Campeonato Argentino. O meio-campista de 26 anos, fez diante do São José, a sua primeira partida como titular no Tricolor.
Franco Cristaldo contra o São José
- 65 minutos jogados
- 1 finalização no gol
- 4 cruzamentos certos (de 6 tentativas)
- 9 passes certos (de 10 tentativas)
- 3 faltas sofridas
O técnico Renato Portaluppi manteve no time reserva o sistema tático 4-2–3-1 usado nas três partidas anteriores com os titulares na temporada. Cristaldo atuou como meia, o homem mais próximo do centroavante Diego Souza na faixa central do campo. Essa função vinha sendo exercida por Bitello na equipe principal.
Cristaldo não teve uma grande participação nos 65 minutos em que esteve em campo. O argentino deu uma finalização, no segundo tempo, defendida pelo goleiro Fábio. De acordo com o site Footstats, ele deu nove passes certos (de 10 tentativas) sendo entre os jogadores gremistas que iniciaram a partida o segundo com menor índice, atrás apenas do atacante que Guilherme, que acertou sete passes.
O dado de 90% de acertos nos passes, no entanto, foi o maior percentual de um atleta do Tricolor no jogo. O argentino ainda tentou seis cruzamentos, acertando quatro — foi o jogador com mais cruzamentos certos na partida. Ele também liderou ao lado de Lucas Silva o índice de faltas sofridas, de três.
Quanto ao posicionamento, o mapa de calor das ações de Cristaldo mostra como ele circulou pelos dois lados do ataque. O que faltou foi uma maior presença na área, já que teve apenas um toque na bola dentro da área do São José.
Após a partida, Renato Portaluppi afirmou que o estado do gramado do Passo D'Areia compromete a avaliação dos jogadores que atuaram no domingo. Ele até mesmo pediu calma para os torcedores em relação aos atletas que estão chegando ao clube, caso de Cristaldo.
— Não é fácil jogar nesse campo. Precisamos repensar algumas coisas. Para o profissional fica quase impossível. O mais importante foi a entrega e a dedicação. Conversamos e acertamos algumas coisas no intervalo. Parar de conduzir a bola. Era dominar e tocar, dois ou três toques no máximo. eço calma aos torcedores com os jogadores que estão chegando. Ainda os estamos lapidando. Precisamos dessa paciência. Eles vão nos ajudar. — afirmou.
O Grêmio retorna a campo na quarta-feira, às 20h, para enfrentar o Esportivo, em Bento Gonçalves. Como Renato Portaluppi voltará a escalar os titulares, a tendência é de que Cristaldo comece no banco de reservas.