Construindo um novo time para 2023, o Grêmio tem a chance de dar mais um passo no processo neste domingo (29), às 20h30min, contra o São José. Uma combinação de elementos indica que o Tricolor terá uma escalação diferente no jogo pela terceira rodada do Gauchão, com a apresentação de algumas caras novas para o torcedor desde o início da partida.
A avaliação é de que o jogo será uma oportunidade de mostrar que não se construiu apenas um time, mas que um grupo foi formado. E que oferece boas opções para encarar as altas expectativas criadas para 2023.
Da relação de alternativas à disposição, e que larga em vantagem por uma chance, Gustavinho é um dos jogadores com mais a provar no Passo D’Areia. Assim, com time com a maioria de reservas, o Grêmio, líder do Gauchão com seis pontos, tentará se manter na ponta.
Gustavinho chegou neste ano por empréstimo do América-MG. Além de atuar como ponta direita, também foi observado pelo técnico Renato Portaluppi como meia central.
A expectativa nos bastidores do clube é de que o meia-atacante de 21 anos seja uma das novidades utilizadas neste domingo, mesmo que a escalação seja tratada como mistério nos últimos dias. O jovem recebeu elogios da comissão pela qualidade técnica apresentada durante a pré-temporada, e foi observado durante o segundo tempo dos três jogos disputados.
A briga pelo lado direito é a posição mais aberta entre os titulares. Campaz e Everton Galdino ganharam oportunidades no setor, mas não aprovaram. E chance de buscar um lugar como titular está nas mãos do jovem vindo do América-MG.
A composição das demais funções do meio de campo também indica mais oportunidades para quem não ainda não teve chances como titular. Como Bitello e Pepê estão bem cotados para seguir no time considerado ideal, a briga do momento no setor é para quem se credencia a ficar como alternativa prioritária para os jogos.
Lucas Silva e Thiago Santos contam com a aprovação de Renato e também podem aparecer em campo neste domingo. Carballo e Villasanti foram os volantes testados até o momento, com vantagem para o uruguaio até o momento.
Cristaldo, que estreou bem contra o Brasil-Pel, disputa um lugar entre as opções do grupo para ser o meia. O argentino é a aposta de Alex Bagé para o jogo deste domingo. Questionado sobre quem tem mais a ganhar com uma boa atuação contra o São José, o comunicador do Grupo RBS identificado com o Grêmio citou o ex-camisa 10 do Huracán.
— Aposto no Cristaldo como alguém que pode ganhar espaço. Mostrou boa movimentação nos poucos minutos de sua estreia. É um meia que se apresenta para o jogo — comentou.
Conhecedor do Passo D’Areia pelos dois anos de trabalho no São José, o técnico Rafael Jacques entende que o momento do calendário brasileiro favorece a troca das equipes para preservação. Hoje no comando do Sergipe, o treinador citou que rodou jogadores nas últimas rodadas para gerir o grupo antes de confrontos pela Copa do Nordeste.
— A condição do gramado do São José talvez influencie o Renato a mudar. Jogadores mais jovens, que estão no clube faz mais tempo, já conhecem o campo. Mas a equipe que foi montada recentemente ainda não. Talvez por isso faça parte da gestão que o Grêmio possa fazer neste jogo — projetou.
No gol, Grando receberá a primeira chance no ano. Luis Suárez será preservado, assim como Kannemann, Reinaldo e Pepê. Sem o uruguaio, Diego Souza, recuperado de uma virose, herda a vaga no comando do ataque. O centroavante atuou 55 minutos nesta temporada. Guilherme foi testado como substituto de Ferreira nos treinos de pré-temporada no CT Luiz Carvalho e também deve ir a campo.
A provável linha defensiva começa com a improvisação de Thaciano como lateral-direito e utilização com Diogo Barbosa no lado esquerdo. A dupla de defesa que treinou no coletivo dos reservas foi formada por Bruno Uvini e Gustavo Martins.