Procurando laterais-direitos no mercado após liberar Leonardo Gomes e Edílson, o Grêmio sondou a situação de Gilberto, de 29 anos, do Benfica-POR. Os europeus pedem cerca de 4 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões na cotação atual) pela liberação. Com a pedida, o Grêmio mira outras possibilidades. Para a função, o Tricolor ainda tem Rodrigo Ferreira, que passará por cirurgia por conta de lesão ligamentar no joelho direito.
A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal Record de Portugal. De acordo com o estafe do atleta, o camisa 2 foi procurado pelo Tricolor e a situação de uma eventual liberação foi apresentada.
Segundo apurado por GZH, Gilberto é considerado importante para os portugueses. Na temporada 2022-2023, o lateral acumula 20 partidas e três gols. Ele tem se revezado com o dinamarquês Alexander Bah na posição. Portanto, o valor solicitado é para valorizar o atleta.
Com mais de dois anos de vínculo, um empréstimo está praticamente descartado. O Grêmio, por sua vez, analisa a investida, mas não possui tantos recursos para a aquisição. As contratações de Carballo e Cristaldo, que estão encaminhadas, ocorrem a partir de valores de parceiros.
Nos últimos dias, o Tricolor intensificou a busca para o setor, pelas saídas de Leonardo Gomes e Edílson, que devem ser oficializadas, além da necessidade legal de renovação com Rodrigo Ferreira, por conta de lesão. O clube estuda possibilidades no mercado e projeta anunciar os reforços nos próximos dias.
Atualmente, no time de transição, Thomas Luciano e Lucas Kawan atuam pela posição e podem compor o elenco principal em necessidade.