O quinto reforço do Grêmio para a temporada 2023 surpreendeu a todos pelo fato de sequer ser cogitado e não ter tido grande destaque em seu último clube, o América-MG. Aos 21 anos, Gustavinho desembarcou em Porto Alegre muito mais como uma aposta do que solução para as carências do meio-campo gremista.
No time mineiro, onde fez sua estreia no profissional em 2020, com direito a assistência em jogo contra o Vitória-BA, pela Série B, ele soma 42 jogos, 19 deles como titular, um gol marcado e quatro assistências.
— Um meia-atacante canhoto, que gosta de atuar pelo lado direito, é habilidoso, tem bom passe, tem uma finalização de média para boa. É um moleque do bem, trabalhador, centrado e precisa evoluir em alguns aspectos, mas é inteligente taticamente. Eu acredito que seja um jogador promissor. Ele não está pronto ainda, mas nas mãos do Renato eu acredito que ele possa evoluir e dar frutos ao Grêmio — avalia Marquinhos Santos, que dirigiu o América-MG entre outubro de 2021 e abril de 2022.
Emprestado ao Tricolor até dezembro do ano que vem, Gustavinho começou a treinar nos profissionais com Felipe Conceição, que foi coordenador técnico e treinador da equipe mineira.
— O Gustavinho a gente puxou pra treinar com o profissional e ele ficou um bom período treinando comigo. Ele chegou a fazer a pré-temporada 2020, uma boa parte. E quem lançou ele foi o Lisca, que deu oportunidade para ele jogar (em janeiro de 2021). Ele é um meia muito técnico, dinâmico, jovem ainda, com margem de crescimento alta e com muito potencial — resume.
Ficha técnica:
Nome: Gustavo César Mendonça Gravino
Posição: Meia-atacante
Nascimento: 29 de outubro de 2001 (21 anos)
Clubes: América-MG
Jogos no profissional: 42 (19 como titular)
Gols marcados: 1
Assistências: 4