O Grêmio já anunciou cinco contratações para a temporada 2023, mas segue trabalhando para reforçar ainda mais a equipe. Há o entendimento entre comissão técnica e direção que um goleiro experiente poderia ser importante. Por isso, a questão não é tratada como prioridade neste momento, mas não é descartada.
A explicação do clube é que Brenno e Gabriel Grando podem ser vendidos. O Tricolor necessita fazer negociações em virtude da crise financeira. O histórico de ambos gera expectativa para lucrar e amenizar a situação econômica.
— Pode ser. Depende da janela também. Nossos goleiros são assediados. São dois meninos com passagens pela Seleção — disse Alberto Guerra, presidente gremista, em entrevista exclusiva à Rádio Gaúcha.
No momento, com a janela fechada, apenas sondagens são realizadas. Além deles, outros jogadores são cotados em futuras transações:
— Não tem nenhuma proposta colocada no papel. Temos algumas consultas. Os goleiros são jovens, o Bitello também recebe muitas consultas, mandamos colocar no papel, assim como os dois estrangeiros (Villasanti e Campaz). Ambos têm mercado. Isso desperta interesse. Vai esquentar em janeiro. Provavelmente, depois do Ano-Novo vão começar a chegar algumas propostas — justificou o presidente tricolor.
Três goleiros foramsondados pelo Grêmio: Augustín Rossi, de 27 anos, do Boca Juniors, Gabriel Vasconcellos, de 30 anos, do Coritiba, e Sergio Rochet, do Nacional-URU, 29 anos. Os paranaenses negaram a proposta, e o Tricolor desistiu, por enquanto, de avançar com outra oferta.
Já os estrangeiros dependem de abertura de vagas no elenco. Atualmente, são três de fora do país no grupo gremista: Kannemann, Campaz e Villasanti. Porém, Carballo e Cristaldo estão fechados e serão anunciados nesta semana. Pesa contra Rossi e Rochet também o fato da dupla ser cobiçada por outras equipes, e as pedidas salariais serem elevadas.
Todos os goleiros do Tricolor são formados na base: Brenno, Grando, Adriel e Felipe Scheibig. Por isso, um jogador mais experiente e com maior bagagem para a posição é defendido nos gabinetes da Arena e do CT Luiz Carvalho.