A reunião que definirá a permanência de Renato Portaluppi no Grêmio está marcada para este sábado (19), no Rio de Janeiro. A tendência é de que a conversa com o presidente Alberto Guerra, o vice Paulo Caleffi e o diretor de futebol Antonio Brum confirme a renovação do técnico para comandar a equipe na temporada 2023. Mas, além de ajustar os últimos detalhes do acordo, o encontro também será importante para ajustar questões referentes ao planejamento tricolor.
Com a sequência do trabalho encaminhada, a reunião deve ter caráter protocolar, sem a necessidade de discussões mais profundas a respeito do acerto financeiro e de outras cláusulas do acordo. Uma delas, aliás, será incluída nos papéis: a liberação automática de Renato caso receba um convite da CBF para assumir a Seleção Brasileira no lugar de Tite, depois da Copa do Mundo. O treinador afirmou que pediria a inclusão deste quesito para o acerto.
A conversa deste sábado passa mais pela apresentação das ideias do novo departamento de futebol a Renato e também de como ele entende que deve ser o planejamento para a próxima temporada. Um tópico em discussão é a renovação de Diego Souza. Pelas conversas preliminares ainda durante a campanha de Alberto Guerra à presidência, o técnico deixou clara sua posição de que o atacante deve continuar como opção no grupo de jogadores para 2023.
Diego Souza aguarda um contato da nova diretoria tricolor nos próximos dias para negociar os termos de um novo acordo. Apesar das dificuldades físicas, o jogador de 37 anos foi o artilheiro do Grêmio nos últimos três anos. Nesta sua segunda passagem pelo clube, desde 2020, ele participou de 211 jogos, marcou 87 gols e deu 27 assistências. Em recuperação de cirurgia para a correção de uma hérnia inguinal que o incomodava desde o início deste ano, o atacante afirmou recentemente que só seguiria jogando na próxima temporada se recebesse uma proposta para seguir na Arena.
— Ou jogo no Grêmio, ou encerro a carreira em 2023. Na minha idade, preciso de estrutura e de um time bom, além de estar ambientado e feliz. Se tiver de jogar mais um ano, seria uma honra enorme — afirmou Diego, ainda durante a disputa da Série B de 2022.
A renovação com o centroavante é um desejo de Renato — e, de acordo fontes consultadas por GZH, Guerra e o novo departamento de futebol também demonstraram vontade de manter o artilheiro no clube. Sua permanência, assim, é um caso de "entendimento entre as duas partes", como foi dito.
Desde a posse oficial da nova gestão, na noite de quarta-feira, Guerra, Caleffi e Brum deram início ao processo de análise do grupo de jogadores e à revisão dos contratos. Além disso, foram encaminhadas propostas oficiais pela contratação do meia Franco Cristaldo, do Huracán, e do volante Felipe Carballo, do Nacional de Montevidéu.