Não foi apenas o gol de pênalti do Londrina, marcado aos 40 minutos do segundo tempo, que frustrou os planos do Grêmio de alcançar o acesso matemático já na próxima rodada. Com a vitória de 2 a 1 do Ituano sobre o Guarani, também neste sábado (8), o Tricolor teve de refazer os cálculos para voltar à Série A do Brasileirão.
Caso vença o Bahia no próximo domingo (16), na Arena, a equipe de Renato Portaluppi chegaria a 60 pontos. Para sacramentar o retorno à elite do futebol nacional, seria necessário abrir uma distância de nove pontos para o quinto colocado na tabela de classificação — uma vantagem impossível de ocorrer com a combinação de resultados paralelos.
Neste momento, o Ituano é o primeiro clube fora do G-4 da Série B, com 51 pontos e duas vitórias a menos que o Tricolor. Entretanto, a equipe paulista visita o Criciúma no próximo sábado (15) e, se for derrotada, os catarinenses chegariam a 52 pontos. A mesma pontuação também poderá ser alcançada pelo Sampaio Corrêa, que recebe a Chapecoense na terça-feira (11), ou pelo Sport que ainda tem mais dois jogos em casa: neste domingo (9), contra o líder Cruzeiro e, no próximo, o Vasco.
Desta forma, mesmo que o acesso esteja muito bem encaminhado, a matemática impõe que, na melhor das hipóteses, o acesso pode ser garantido no dia 23 de outubro, contra o Náutico, no Estádio dos Aflitos, desde que o quinto colocado apareça seis pontos atrás.