O duelo entre Náutico e Grêmio, nos Aflitos, no próximo domingo (23), marcará o reencontro entre os clubes na Série B, em Pernambuco, após o histórico duelo de 2005, na partida conhecida como “Batalha dos Aflitos”. Porém, o cenário não é de confronto pelo acesso à Primeira Divisão, apenas pelo lado do Tricolor. Os pernambucanos, inclusive, podem chegar ao duelo já matematicamente rebaixados à Série C. O objetivo, no entanto, é terminar a competição de forma honrosa.
Na última segunda-feira (17), o presidente do Náutico aceitou o desligamento do departamento de futebol após a queda iminente. Para o descenso ser confirmado, basta a Chapecoense empatar em casa com o Tombense na sexta-feira (21). Desta forma, o Timbu não alcançaria a pontuação para sair do Z-4 mesmo com três rodadas para o término do torneio.
— Por mais que tenha o lado emocional, porque pesa não só para os torcedores, até porque somos torcedores, a gente tem a obrigação de pensar racionalmente em questão da responsabilidade do clube. Vamos terminar o campeonato da maneira mais honrosa possível, e algo que a gente não abre mão é o respeito com a camisa do clube. Não estamos aqui para passar a mão na cabeça de ninguém, nem da nossa — disse Diógenes Braga, presidente do Náutico, em entrevista coletiva.
No Recife, apesar da especulação de dispensa de atletas, o dirigente negou a antecipação nas liberações. Há preocupação nos custos que rescisões poderiam gerar:
— A maioria dos jogadores tem contrato encerrando daqui a três semanas, quando encerra o campeonato. Então, é preciso ter um cuidado de você vai punir o atleta ou o clube. Desligar um atleta agora, além de ter a questão de ter três jogos, que temos que terminar de maneira honrosa, existe outra coisa. Tirar atletas agora gera encargos, que eles não vão existir daqui a três semanas.
Segundo a imprensa pernambucana, não há perspectiva de clima de revanche visando o enfrentamento pela derrota em 2005. A ideia é se recuperar da campanha na Segunda Divisão e, principalmente, deixar boa impressão para a próxima temporada.