Além do acesso matemático, a vitória do Grêmio sobre o Náutico trouxe outra boa notícia para os tricolores. Pela primeira vez desde setembro de 2019, o lateral-direito Leonardo Gomes foi titular pelo time principal. E, mais do que isso, completou 90 minutos do jogo. Com uma boa atuação.
O jogador teve uma ruptura de ligamento cruzado posterior do joelho direito na semifinal da Copa do Brasil de 2019, contra o Athletico-PR. Passou por duas cirurgias para recuperar o ligamento e depois precisou ser operado novamente, em razão de uma fratura patelar. Só agora conseguiu voltar às atividade normais.
Contra o Náutico, Leonardo foi fundamental para abrir os caminhos da vitória. Ele deu o chute de perna esquerda, forte, de dentro da área, que obrigou o goleiro a espalmar e oferecer o rebote a Bitello, que fez o 1 a 0.
Seus números refletem a boa atuação. Segundo o FootStats, acertou 38 dos 40 passes que tentou. Dez deles foram para Villasanti, oito para Geromel e seis para Campaz. Tentou três cruzamentos e dois encontraram algum companheiro. Defensivamente, fez um desarme, deu uma rebatida e cometeu uma falta.
Na avaliação de GZH, levou nota 6,5 pela atuação. Como conceito: "Na reta final da Série B, mostrou que pode ser opção para 2023".