O Grêmio está escalado para o jogo que pode marcar o acesso do clube para a Série A do Brasileirão. Para o confronto contra o Náutico, pela 36ª rodada da Série B, em Recife, o técnico Renato Portaluppi fez quatro mudanças em relação ao time que enfrentou o Bahia, na Arena, no último final de semana.
A primeira mudança é na lateral direita: cotado para começar a partida, Edílson sentiu um desconforto no quadril e inicia o jogo no banco, com Leonardo Gomes assumindo a posição.
Depois de cumprir suspensão contra os baianos, o zagueiro Kannemann volta a fazer dupla de zaga com Geromel — Bruno Alves é opção para o segundo tempo. A outra troca foi necessária depois de Biel sentir lesão. Assim, Guilherme começará a partida nos Aflitos. Brenno, recuperado de um corte na orelha, retoma seu lugar no gol.
Dessa forma, o Tricolor entra em campo com Brenno; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello, Lucas Leiva, Thaciano e Guilherme; Diego Souza.
No banco, Renato terá à disposição: Gabriel Grando, Edilson, Rodrigo Ferreira, Nicolas, Bruno Alves, Natã, Lucas Silva, Thiago Santos, Campaz, Gabriel Silva, Janderson e Elkeson.
Com os resultados do começo da rodada, o Grêmio caiu para a quarta colocação, com 58 pontos, um a menos que o Vasco, que venceu, e com a mesma pontuação que o Bahia, que empatou. Uma vitória em Recife confirma o acesso gremista para a Série A.