A vitória do Grêmio sobre o CSA teve como marca uma novidade que Renato Portaluppi já havia apresentado duas rodadas antes, na goleada sobre o Sport: Lucas Leiva como meia. Após enfrentar dificuldades neste retorno ao Tricolor, o jogador de 35 anos é uma das armas para enfrentar o Londrina neste sábado (8), às 16h30min, no Estádio do Café.
Lucas Leiva foi reserva na estreia de Renato Portaluppi, a vitória de 2 a 1 sobre o Vasco. Na partida seguinte, pela suspensão de Bitello, foi titular na derrota para o Novorizontino, no interior paulista, formando a dupla de volantes com Villasanti.
Lucas Leiva como volante contra o Novorizontino:
Foi com a volta de Bitello contra o Sport que Renato Portaluppi apostou na mudança de posicionamento. Com o sistema 4-2-3-1 mantido, Bitello e Thiago Santos foram os volantes e Lucas Leiva atuou posicionado como meia central.
O camisa 15 teve uma atuação discreta no primeiro tempo, mas acabou sendo decisivo na etapa final. Lucas Leiva iniciou a jogada do gol de Biel, que abriu caminho para a goleada de 3 a 0, e marcou o segundo, aparecendo para aproveitar um desvio do centroavante Diego Souza, justo a função exigida do meia central.
— Me senti muito bem (como meia). É uma posição diferente, mas, para o estilo de jogo no Brasil, talvez seja uma posição que me ajude. Agora é continuar trabalhando. Teremos 10 dias. Eu estou suspenso do próximo jogo, mas vamos trabalhar. Precisamos seguir ganhando jogos — declarou após a partida ao falar sobre o novo posicionamento.
Lucas Leiva cumpriu suspensão diante do Sampaio Corrêa e voltou contra o CSA, quando novamente balançou as redes. Como um meia-atacante, ele apareceu na área para de cabeça anotar o gol que abriu o caminho para a vitória de 2 a 0.
Essa entrada na área foi tema de elogios de Renato Portaluppi ao avaliar o desempenho de Lucas Leiva como meia. O treinador lembrou que essa era uma cobrança que ele fazia a Jean Pyerre em sua passagem anterior pelo Grêmio.
— Ele (Lucas Leiva) sabe se movimentar. Por isso, botei mais na frente, chegando próximo do Diego ou do Elkeson. Ele tem inteligência quando sente as jogadas pelos lados. Era algo que eu cobrava do Jean Pyerre, e ele sabe fazer isso, tanto que está fazendo gols. Importante o posicionamento dele, mas achei o posicionamento dele justamente pela inteligência que ele tem — elogiou o treinador.
Lucas Leiva como meia contra o CSA:
Contra o Londrina, Renato irá fazer uma mudança no setor ofensivo. Com baixo rendimento de Guilherme, o técnico decidiu sacar o jogador que vinha atuando como extrema pelo lado esquerdo, de acordo com informação do colunista de GZH Eduardo Gabardo. Com isso, Biel será deslocado para a esquerda com Thaciano entrando para ser o extrema do lado direito. A utilização de um meia nessa função faz Renato recorrer a uma fórmula que funcionou nas conquistas da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017, quando Ramiro era escalado nessa função.
Provável Grêmio contra o Londrina:
Com Lucas Leiva como meia e Thaciano de extrema, Renato Portaluppi tentará encontrar soluções para o Grêmio voltar a vencer fora de casa. O Tricolor tem apenas dois triunfos como visitante na Série B, o último sobre o Guarani, em 5 de agosto. Desde então, o time gaúcho disputou quatro partidas longe da Arena e foi derrotado em todas.