A goleada de 3 a 0 sobre o Sport, nesta terça-feira (20), na Arena, foi marcada por uma mudança de posicionamento feita por Renato Portaluppi no meio-campo do Grêmio. Com o retorno de Bitello e sem Villasanti e Thaciano, o treinador gremista optou pela entrada de Thiago Santos como volante e fez Lucas Leiva atuar como meia. No sistema 4-2-3-1, Lucas foi o jogador mais próximo de Diego Souza pela faixa central.
Foi a primeira vez que Lucas Leiva atuou nesta posição desde um início de jogo neste retorno ao Grêmio. Diante do Vasco, ele havia entrado à frente dos volantes na reta final da partida, mas foi em uma situação na qual o Tricolor defendia a vantagem de 2 a 1 construída no primeiro tempo. Renato Portaluppi explicou que a questão física teve influência na ideia de escalar Lucas adiantado.
— Coloquei na frente até pela idade para o Lucas jogar mais solto, perto do Diego (Souza), criando mais perto da área do adversário. As características aparecem normalmente. Qualquer jogador que joga muito tempo lá fora precisa se readaptar. Lucas está fazendo isso. Lá fora, jogam de um jeito muito diferente, aqui tem um calendário muito apertado. Ele não desaprendeu a jogar. Ele está sofrendo pelos jogos em sequência. Foi bem melhor, já fez um gol. É um jogador que nos ajuda bastante — afirmou o técnico depois da partida.
Como o Grêmio jogou contra o Sport:
Lucas Leiva não chegou a se destacar no primeiro tempo, quando o Grêmio teve dificuldade de finalizar em direção ao gol do Sport - foram seis chutes, mas apenas um no alvo. Na etapa final, porém, ele se tornou decisivo. O camisa 15 foi o autor do segundo gol e teve participação no primeiro, quando roubou a bola ainda no campo de defesa e apareceu na entrada da área de ataque para dar o passe para Diego Souza, que deu a assistência para Biel. Na zona mista da Arena, Lucas Leiva aprovou a nova função.
— Me senti muito bem (como meia). É uma posição diferente, mas, para o estilo de jogo no Brasil, talvez seja uma posição que me ajude. Agora é continuar trabalhando. Teremos dez dias. Eu estou suspenso do próximo jogo, mas vamos trabalhar. Precisamos seguir ganhando jogos — disse.
O lance do gol foi uma das duas finalizações de Lucas Leiva nos 67 minutos em que esteve em campo. No primeiro tempo, ele teve uma tentativa após passe de Diego Souza, mas mandou para fora. O meio-campista fez dois desarmes e acertou 21 dos 26 passes que tentou.
Como levou o terceiro cartão amarelo, Lucas Leiva será desfalque diante do Sampaio Corrêa, no dia 30 de setembro, fora de casa. Ele voltará à ficar à disposição de Renato Portaluppi no confronto com o CSA, que tem o mando do Grêmio, mas não deverá ser na Arena por conta da punição aplicada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pelos incidentes no confronto com o Cruzeiro, em 25ª rodada.
Lucas Leiva contra o Sport
- Jogou 67 minutos
- Gol 1
- Passes certos: 21 (81% de efetividade)
- Cruzamentos 1 (0 certo)
- Bolas longas: 2 (2)
- Finalizações: 2 (1 no gol)
- Desarmes: 2
- Faltas: 1
- Duelos ganhou: 2 de 6