Mesmo com Renato Portaluppi dando orientações apenas por telefone, o Grêmio conseguiu alterar a escrita das últimas rodadas e voltou a vencer na Série B. O êxito por 2 a 1 diante do Vila Nova encerrou uma sequência de quatro partidas sem vitórias. O novo treinador chega na próxima semana e terá 10 jogos para conquistar o acesso. Para Romildo Bolzan, o maior ídolo do clube também poderá recuperar o desempenho de jogadores.
— Eu vejo a recuperação do Lucas Silva, a consolidação do Lucas Leiva, a recuperação do Thiago Santos, eu vejo a confirmação do Thaciano, o Campaz pode progredir, o Elkeson pode progredir, o Biel se consolidar. O Renato tem essa característica, e isso pode acontecer também — disse o presidente gremista.
Nas outras três passagens de Renato pelo comando do Grêmio, ele se caracterizou por recuperar o futebol de atletas que estavam em baixa. Antes da chegada do técnico, porém, o presidente tricolor entende que o elenco deu a resposta anímica necessária.
— Presenciei desde o primeiro momento uma reação muito clara. Jogadores marcando de cima, não dando espaço para o adversário, construindo um gol desde o começo, tendo a partida sob controle, embora um domínio territorial do Vila Nova no segundo tempo, mas sem apresentar perigo. O que valeu foi a mudança de estar há quatro partidas sem vencer, com sangue, cabeça e coração — destacou Bolzan.
O Grêmio volta a atuar pela Série B no dia 11 de setembro, diante do Vasco. O jogo marcado para as 16h, na Arena, marcará a reestreia de Renato Portaluppi como treinador do Tricolor.