O Grêmio inicia nesta quinta-feira (22) a sua participação na Copa FGF, que neste ano homenageia Tarciso Flecha Negra, que dá nome ao troféu do torneio, diante do 12 Horas. A partida será disputada no CT Hélio Dourado, a partir das 15h.
O jogo é válido pela segunda rodada da competição. Na primeira, o confronto do Tricolor com o Guarany-Ba, em Bagé, teve de ser adiado porque o Corpo de Bombeiros entendeu que o Estádio Estrela D'Alva não atendia a todas exigências do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda não definiu uma nova data para o confronto.
Como vem acontecendo desde 2015, o Tricolor será representado na Copinha pelo time de transição, atualmente treinado por Cesar Lopes. O grupo disputou o Brasileiro de Aspirantes e acabou eliminado pelo Vila Nova-GO nas quartas de final, no final de agosto.
Daquele time que enfrentou os goianos, três jogadores foram relacionados por Renato Portaluppi na goleada sobre o Sport, pela Série B: o goleiro Adriel, o lateral-esquerdo Thiago Rosa e o meia Pedro Lucas. Pedro Lucas até entrou nos minutos finais da partida.
Como o time principal ficará 10 dias sem jogar, o técnico Renato Portaluppi decidiu liberar 10 jogadores do elenco principal para a partida desta quinta-feira. São eles: o goleiro Adriel, o lateral-direito Léo Gomes, os zagueiros Natã e Gustavo Martins, o lateral-esquerdo Thiago Rosa, os meio-campistas Fernando Henrique, Gabriel Silva e Pedro Lucas e os atacantes Emerson e Jhonata Robert.
Desses, apenas Fernando Henrique vinha treinando com o elenco do time transição. Outro que faz parte do grupo comandado por Cesinha é Johnata Varela, que disputou cinco partidas da Série B ainda quando Roger Machado estava no comando.
A tendência é de que os jogadores que desceram do elenco principal iniciem a partida diante do 12 Horas. Assim, dos atletas que tinham treinando na equipe de transição, apenas o centroavante Kevin Quejada deverá ser titular.
Cesar Lopes conversou com GZH e falou sobre a expectativa do time de transição para a disputa da Copa FGF.
— A gente encara como muita confiança de conseguir o melhor resultado. Tanto o Brasileirão de Aspirantes quanto na Copinha entramos para ganhar. A gente joga com um time mais jovem, o objetivo de categoria é dar o suporte para o profissional, tanto quando eles precisam ou mesmo do contrário, quando necessitam rodar alguns jogadores. A expectativa é boa — afirmou.
O Grêmio está no Grupo E da Copa FGF. Além do 12 Horas e do Guarany de Bagé, estão na chave o Bagé e o Aimoré. Apenas uma partida do foi realizada, com goleada de 7 a 0 do Aimoré sobre o 12 Horas.
Jogos do Grêmio
1ª rodada
- Guarany x Grêmio (ainda sem data)
2ª rodada
- Grêmio x 12 Horas - 22/9, às 15h, no CT Hélio Dourado
3ª rodada
- Aimoré x Grêmio - 28/9, às 15h, no Cristo Rei
4ª rodada
- Grêmio folga
5ª rodada
- Grêmio x Bagé (ainda sem data)