O Grêmio ganhou um tempo a mais para se preparar para a disputa da Copa FGF 2022 - Troféu Tarciso Flecha Negra. A estreia contra o Guarany-Ba, inicialmente agendada para ocorrer neste domingo (18), em Bagé, teve de ser adiada porque o Corpo de Bombeiros entendeu que o Estádio Estrela D'Alva não atendia a todas exigências do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) ainda não definiu uma nova data para o confronto.
— Ainda não fomos comunicados do adiamento, mas já fizemos as correções, estamos com os equipamentos instalados, as barras antipânico. Hoje (sexta-feira) de tarde, o estádio do Guarany fica dentro das prerrogativas exigidas. Agora depende do agendamento de uma nova vistoria — relatou o presidente do Guarany-Ba, Tato Moreira.
Os dois clubes estão no Grupo E, ao lado de Aimoré, 12 Horas e Bagé. Campeão de uma única edição do torneio, em 2006, o Tricolor usará o time de transição comandado pelo técnico César Lopes e que, no fim de agosto, foi eliminado do Brasileirão de Aspirantes pelo Vila Nova, nas quartas de final. Entre os jogadores, destacam-se os laterais Lucas Kawan e Cuiabano, o meia Ronald e os atacantes Léo Fenga, Wesley e Kevin Quejada.
A Copa Federação Gaúcha de Futebol foi criada em 2004 para manter os clubes do interior do Estado em atividade no segundo semestre da temporada e dá ao campeão o direito de escolher entre uma vaga na Série D do Brasileirão ou na Copa do Brasil, além de disputar a Recopa Gaúcha contra o campeão estadual. Neste ano, a taça homenageia o ex-atacante gremista Tarciso Flecha Negra, que morreu em 2018, vítima de um tumor ósseo, aos 67 anos de idade.