De menosprezado e um dos alvos das críticas mais pesadas após a derrota do Grêmio para o Palmeiras, nas finais da Copa do Brasil de 2020, Thaciano virou xodó da torcida desde seu retorno da Turquia. Com a expectativa de uma peça que pudesse entregar mais qualidade na disputa da Série B, o meia tem sido opção prioritária nos momentos de aperto. E a mudança da comissão técnica, com o retorno de Renato Portaluppi, confirmou seu bom momento: ele já marcou dois gols e mostrou sua importância ao time. Com a lesão de Campaz, seu caminho está aberto para entrar no time titular nesta sexta-feira, contra o Novorizontino.
Thaciano deixou o Grêmio em 2021 com o estigma de ser um jogador insuficiente para as pretensões do clube, principalmente pela comparação com as opções que surgiram no clube na passagem anterior de Renato para o meio de campo. Além da afirmação de Maicon, o Tricolor teve Jailson, Arthur e Matheus Henrique como destaques entre 2018 e 2021. Mesmo com toda a desconfiança dos torcedores, fez 112 jogos e 12 gols. Apesar de ser utilizado prioritariamente como volante, foi testado em quase todas as posições. Só não foi zagueiro e goleiro nos três anos em que esteve sob o comando de Renato.
O empréstimo para o Bahia, ano passado, foi confirmado 15 dias antes da saída de Renato. Desgastado após entrar nas derrotas para o Palmeiras, Thaciano aceitou a proposta em busca de novas oportunidades. Fixado como volante, com liberdade para atacar, virou um dos destaques da equipe de Salvador.
— Dado Cavalcanti queria muito o Thaciano, achava que se encaixaria no modelo tático. Ele quis saber como Thaciano queria jogar, e essa conversa norteou seu encaixe na equipe. Era um segundo volante quando éramos atacados e virava meia com a bola. Formava um tripé para defender — explica Júnior Chávare, executivo de futebol do Bahia na época da contratação.
O bom rendimento na equipe baiana chamou a atenção de clubes do Exterior. Com apenas quatro meses de Bahia, Thaciano foi negociado por empréstimo com o Altay Spor, da Turquia. Fixado como primeiro volante, manteve as boas atuações. E, por conta do sucesso na Europa, virou esperança no Grêmio como reforço para a Série B.
Segundo fontes consultadas por GZH, o trauma no pé direito sofrido contra o CRB, há um mês, atrapalhou os planos que Roger tinha para o jogador. Uma nova pancada no local, contra o Vasco, forçou sua saída no segundo tempo, após entrar nos minutos inicias no lugar de Campaz. Mas a questão não preocupa o departamento médico. Sem dores, Thaciano estará em campo na sexta-feira.
Fisiologicamente, ele está pronto para suportar os 90 minutos do jogo. Sua intertemporada, após o retorno da Turquia, foi mais longo do que o projetado por conta do regulamento da CBF sobre o status de vacinação dos jogadores. O meio-campista optou por não se vacinar enquanto esteve na Europa, mas teve de cumprir o protocolo de imunização com as duas doses antes de receber autorização para jogar.
Por conta disso, Thaciano teve duas semanas a mais de treinos do que Lucas Leiva e Guilherme. Reestreou na vitória sobre o Guarani, em Campinas, dia 5 de agosto, e só não esteve em campo contra o Ituano na sequência recente de oito partidas. E, agora, em alta com a torcida, deve ganhar novas chances como titular.
Os números de Thaciano
NO TOTAL
119 jogos
14 gols
9 assistências
EM 2022
7 jogos
2 gols