O treinamento do Grêmio, na manhã desta quarta-feira (17), foi marcado por uma atividade técnica e deixou algumas dúvidas quanto a escalação para o duelo contra o Cruzeiro, domingo (21), na Arena. Em um primeiro momento, o grupo foi dividido em três partes com nove jogadores em cada. Estes noves jogadores foram divididos em três times com três atletas, que disputavam entre si em campo reduzido. O objetivo era focado na troca rápida de passes de quem tinha a bola e a marcação intensa de quem deveria recuperar posse, sendo que essa busca pela recuperação era feita por apenas um jogador do time contra três adversários.
Depois, já utilizando um espaço maior, Roger Machado seguiu com os atletas em três times, mas com a presença de um goleiro para cada lado. A bola iniciava com o setor defensivo que precisava chegar até ao meio de campo no toque de bola sendo pressionado pelo adversário, que tinha que roubar e fazer o gol. Após oito toques seguidos da defesa, a bola podia ser tocada para o outro lado do campo, onde o outro time esperava para repetir o movimento.
Em um destes times estava uma formação próxima aos titulares: Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti e Lucas Leiva; Biel, Guilherme e Diego Souza. Em nenhum momento a figura do armador foi utilizada, com Campaz, Pedro Lucas e Bitello atuando em outra equipe. A única troca realizada foi entre Biel e Janderson, que se revezaram pela extrema.
Ferreira, que está voltando de lesão, treinou normalmente. Kannemann, ainda em recuperação, apenas correu em volta do gramado. Jhonata Robert, que se recupera de cirurgia trabalhou em separado e depois correu. Mais três trabalhos ainda serão comandados por Roger antes da partida contra o líder da Série B.