O Grêmio desperdiçou, neste último domingo (21), a chance de reduzir a vantagem do Cruzeiro na disputa pelo título da Série B. Em duas falhas, o time cedeu o empate em 2 a 2 para os mineiros e encerrou a 25ª rodada ainda 10 pontos atrás do adversário. Com 44, o Tricolor ocupa o terceiro lugar. Em relação ao quinto colocado, a vantagem gremista é confortável: oito pontos acima do Tombense. Há duas rodadas, a folga era maior, 10 pontos.
Para manter o sonho de encerrar a terceira passagem pela Segunda Divisão com o título, será necessário torcer que a Raposa tropece com frequência nas 13 rodadas restantes.
O ponto mais baixo da partida não foi registrado dentro de campo. Por três vezes a Brigada Militar precisou entrar no setor Arquibancada Norte, que abriga as torcidas organizadas do clube, para encerrar brigas. O jogo chegou a ser paralisado duas vezes no primeiro tempo, o que pode ter consequências para o futuro tricolor na Segundona.
O empate do Grêmio contra o Cruzeiro não foi lamentado apenas pela oportunidade desperdiçada de voltar a vencer, já que vinha de derrota por 2 a 0 para o CRB. Em uma tarde em que 51 mil torcedores fizeram sua parte na Arena (recorde do clube na temporada e maior público da Série B 2022), dois erros do sistema defensivo transformaram a empolgação do torcedor em decepção.
Na saída do vestiário, Ferreira deu voz à torcida que fez festa e empurrou o time durante a tarde.
— Empate com gosto de derrota — lamentou.
Além dos dois pontos perdidos, o jogo também tem impacto direto para a sequência do Grêmio na competição. Ferreira pediu para deixar o jogo durante o segundo tempo, novamente por conta de dores no músculo posterior da coxa esquerda. Bitello também deu um susto na comissão técnica, mas a situação do jogador não preocupa mais após reavaliação no vestiário.
— De uma hora para outra ele pediu substituição. Ele sentiu a perna pesada. O Bitello, a mesma coisa, mas depois avisou que era só cansaço — comentou Roger.
A caça ao Cruzeiro segue como um objetivo na mente da comissão técnica. Além da busca pelo título da Série B, a perseguição serve também como um elemento de motivação para a equipe. Mesmo com os 10 pontos de vantagem dos mineiros.
— Se jogarmos para alcançar o Cruzeiro, vamos conquistar o acesso. Não podemos levar essa ansiedade de tirar a diferença de 10 pontos e atropelar os compromissos. O Cruzeiro abriu essa margem no começo do campeonato. O campeonato não está decidido.
Denis Abrahão minimizou a vantagem do adversário na liderança. O vice de futebol afirmou que não tem o título como prioridade.
— Minha competição não é com o Cruzeiro. Não estamos atrás deles, mas atrás da classificação. Vamos chegar na classificação se seguirmos somando pontos em todas as rodadas.
O Grêmio se reapresenta nesta segunda-feira (22) para iniciar a preparação para enfrentar o Ituano, na próxima sexta-feira, também em Porto Alegre. A expectativa é por uma atualização da situação de Ferreira, que irá realizar exame de imagem para avaliar a extensão da lesão. Geromel, que cumpriu suspensão, tem retorno garantido ao time titular.