Prestes a receber reforços, o técnico do Grêmio, Roger Machado, em breve terá condições de escalar o seu time considerado ideal. No returno da Série B, o treinador contará com os retornos de Brenno, Edílson e Kannemann e com os jogadores contratados para a próxima janela de transferências, Lucas Leiva, Thaciano e Guilherme. Com todos à disposição, em tese, existem ainda três posições abertas na equipe.
A principal dúvida é quem sai para a entrada de Lucas Leiva. Contratado da Lazio-ITA, o volante deve estrear no dia 23 de julho contra a Ponte Preta, na abertura do returno. Desta forma, Villasanti e Bitello terão que disputar uma vaga no meio-campo ao lado do experiente meio-campista.
Além disso, há uma disputa de ordem técnica na lateral direita. Atual "dono" da posição pela lesão de Edílson, Rodrigo Ferreira vem agradando a Roger e pode permanecer na equipe, mesmo quando o antigo titular estiver à disposição. Esta ideia ganha força especialmente devido à inconstância física do defensor de 35 anos.
Por fim, também pode ser considerada aberta a vaga de meia. Em tese, o colombiano Campaz é o titular da posição, onde vem atuando já há três jogos. Porém, outra possibilidade é a utilização de Bitello, caso Villasanti forme a dupla de volantes com Lucas Leiva.
Roger terá ainda à disposição para o setor, a partir do returno, o meia Thaciano, que goza de prestígio com a comissão técnica e cogita ainda a possibilidade de aproveitar o garoto Biel naquela função.
— Já usei o Biel assim no Fluminense, por trás do centroavante. Não é um 10 articulador, tem boa entrelinha. É um cara quem tem uma taxa de trabalho muito grande, é um jogador que quando está do lado e se desprende para dentro sabe fazer isso. Resta saber se consegue jogar de dentro para dentro ou de dentro para fora — destacou.
Contratado do mundo árabe, o atacante Guilherme chega em tese para ser o titular da ponta direita, especialmente pela sua qualidade nas finalizações, que lhe renderam a condição de goleador da Série B, em 2019, quando defendia o Sport. O atleta deve ficar à disposição também a partir do jogo contra a Ponte Preta. Já na ponta esquerda, o titular será Ferreira.
Roger ainda aguarda as recuperações de Brenno, Edílson e Kannemann, que estão entregues ao departamento médico.
Com todos à disposição, o Grêmio "ideal" teria a seguinte escalação: Brenno; Edílson (Rodrigo Ferreira), Pedro Geromel, Kannemann e Nicolas; Lucas Leiva e Villasanti (Bitello); Guilherme, Campaz (Thaciano) e Ferreira; Diego Souza.