Lucas Leiva deve fazer seu primeiro jogo no retorno ao Grêmio diante da Ponte Preta, no dia 23 de julho, na Arena. O volante tem evoluído nas cargas físicas de trabalho e depende de liberação jurídica para atuar na Série B.
Atualmente, o volante tem treinado sem limitações. Na semana passada, Lucas teve todas as cargas físicas dos treinos sendo controladas pela preparação física. O atleta é muito elogiado nos bastidores pela condição em que chegou ao Grêmio. Ele treinou sob supervisão de um personal trainer antes de acertar o retorno ao Tricolor.
Outro fator importante foi a agilidade para que o cronograma físico fosse cumprido e monitorado desde cedo. Quando as negociações entre o clube e o jogador foram iniciadas, o Grêmio encaminhou um profissional para monitorar os trabalhos do atleta.
A partir disso, a comissão de Roger Machado já começou a receber os relatórios do jogador. O clube também teve acesso ao cronograma físico que a Lazio tinha determinado para o volante, e que estava sendo cumprido.
O adiantamento deste processo fez com que Lucas chegasse com uma condição física mais avançada. Assim, o jogador já deve ter condições físicas para entrar em campo diante do Brusque, no dia 19.
O departamento de futebol entende, no entanto, que não haverá tempo hábil para inscrever os reforços a tempo desta partida. A janela de transferências será aberta no dia 18. Portanto, a estimativa é que ele jogue apenas em 23 de julho, contra a Ponte Preta.