A estreia de Lucas Leiva será a principal atração do Grêmio na partida de sábado (23), contra a Ponte Preta. Porém, provavelmente o volante não iniciará como titular. Em conversa com a imprensa na tarde desta quinta (21), o técnico Roger Machado indicou que ainda manterá a estrutura do meio-campo que vem atuando nas últimas partidas. Além disso, o treinador revelou os seus planos para o meia Thaciano.
Em um papo de 35 minutos com os repórteres presentes no CT Luiz Carvalho, proporcionado pela assessoria de imprensa do Grêmio, o comandante falou sobre os três reforços contratados, as dificuldades enfrentadas contra o Brusque e o planejamento para o returno da Série B.
Sobre Lucas Leiva, Roger deu a entender que o volante iniciará no banco. O treinador disse que o meio-campo formado por Villasanti, Bitello e Campaz está bem equilibrado e estruturado e citou que o ex-volante da Lazio ainda precisa se adaptar física e tecnicamente ao futebol brasileiro. Logo, a tendência é de que o camisa 15 inicie na reserva e seja atração apenas no segundo tempo do jogo contra a Ponte Preta.
O comandante esclareceu que a mesma situação vale para Thaciano e Guilherme, também egressos do futebol do exterior. Conforme relatado pelo técnico, os próprios reforços reconhecem que é justo que os atletas que vêm jogando permaneçam na equipe neste primeiro momento.
Roger disse ainda que fez uma entrevista com Thaciano sobre as posições onde o atleta gosta de atuar. O meio-campista tem a preferência por jogar de forma mais recuada, como um primeiro ou segundo volante, ou como um terceiro homem de meio-campo com saída pelo lado, em um tripé de marcadores. Porém, como é polivalente, o atleta se colocou à disposição para, se necessário, atuar como camisa 10, meia pelo lado ou até no ataque.
Sobre o empate com o Brusque, na terça (19), o treinador relatou que a má qualidade do gramado dificultou que os jogadores do setor ofensivo recuassem e se aproximassem dos volantes para buscar a bola, pela maior dificuldade de se trocar passes naquela região do campo em um terreno com condições adversas. Esse fator dificultou a compactação da equipe. Contudo, o técnico se mostrou satisfeito com a evolução do time no geral e demonstrou otimismo em relação ao returno da Série B.
Para o jogo contra a Ponte Preta, Roger deve repetir a base que empatou com o Brusque, com a volta de Nicolas, recuperado de lesão, no lugar de Diogo Barbosa. A provável escalação tem: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Pedro Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti e Bitello; Biel, Campaz e Ferreira; Diego Souza.
Lucas Silva, Thaciano e Guilherme devem ser atrações no segundo tempo.