O Grêmio receberá, neste sábado (16), na Arena, um adversário inédito. O clube gaúcho nunca enfrentou o Tombense na história, e terá pela frente um rival singular. Isso porque não é sempre que se enfrenta um time vindo de uma cidade com menos de 10 mil habitantes, estreante na Série B e comandado por um grupo de empresários.
— O Tombense é um clube-empresa, que vem com um trabalho sério há muitos anos. Conseguiu o acesso da Série D para a C. Depois da C para a B no ano passado. É um trabalho muito bem estruturado. Sabemos que enfrentaremos uma grande equipe, mas estamos bem preparados — resumiu o técnico Bruno Pivetti em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
O Gavião Carcará, como é conhecido o Tombense, é considerado hoje a quarta força de Minas Gerais, atrás apenas dos tradicionais América, Atlético e Cruzeiro. Muito por conta da parceria com a empresa Brazil Soccer, de Eduardo Uram, um dos principais empresários do futebol brasileiro.
— Se ele não estivesse aqui, o time certamente não estaria na Série B. Tombos é uma cidade pequena, que só conseguiu essa projeção porque o Tombense coloca os jogadores da empresa para jogar e eles ganham visibilidade. É uma parceira que que deu certo: é boa para eles, que colocam os atletas na vitrine, e para o clube, que chegou onde jamais imaginaria chegar — explica o jornalista Hércules Freitas, da Rádio Mais FM, de Tombos.
O próprio treinador, porém, admite que o objetivo do Tombense é alcançar os 45 pontos para garantir a permanência na Série B em 2023. Ainda que hoje o time ocupe a sexta posição, com 25 pontos (quatro atrás do Grêmio, quarto, e sete à frente do Náutico, primeiro no Z-4), a meta é não retornar à Série C, de onde saiu no ano passado após sete temporadas seguidas.
— No ano passado, tivemos equipes com 44 pontos que caíram. A meta é conseguir os 45 pontos. Somos sabedores de que o segundo turno é, praticamente, um outro campeonato. As equipes de mais tradição têm mais oportunidade de se reforçar. Estamos em uma cidade que dificulta a logística, mas que também oferece toda a estrutura necessária — destacou Pivetti.
O técnico substituiu Hemerson Maria em maio, quando a equipe vinha de uma sequência de 10 jogos sem vitória. Desde então foram 10 partidas, com cinco vitórias, quatro empates e somente uma derrota — com um aproveitamento de 63,3%. Mesmo assim, o time é o que mais empata na competição (10) ao lado dos lanternas CSA e Vila Nova, e o que menos perde (2), junto com o vice-líder Vasco.
Como joga
Dentro de campo, a equipe mineira tem adotado um esquema considerado "cauteloso". Conforme a imprensa local, o Tombense tem a defesa como ponto forte após a chegada de Bruno Pivetti, e chama atenção por ser a que mais usa os lançamentos longos (235) na Série B e quarta que menos mantém a posse de bola (47,59%, em média).
— O time joga no 4-4-2, explorando o Keké e Everton Galdino pelos lados. É um time que se defende bem, mas contra o Grêmio é outra história, um time que tem muito mais camisa. Jogar desse jeito mais recuado contra o Grêmio é um risco muito grande de tomar muitos gols — avalia o repórter Frederico Linhares, que acompanha o dia a dia do clube pela Rádio Tombo Sonora.
Com a base que subiu da Série C no ano passado, o principal reforço para a temporada e o maior destaque da equipe é o centroavante Ciel, de 40 anos. Com cinco gols na Série B, ele é o artilheiro do time e uma das referências do elenco. Além dele, destacam-se os meia-atacantes Everton Galdino e Keké. Outro bom nome é o meia Jean Lucas, que tem dores musculares e deve ser ausência em Porto Alegre.
Assim, o provável time para enfrentar o Grêmio no sábado tem Felipe Garcia; David, Joseph, Roger Carvalho e Manoel; Rodrigo, Zé Ricardo, Renatinho e Everton Galdino; Keké e Ciel.
Apesar de utilizar muita bola longa, o Tombense não tem na bola aérea uma grande força. Os contra-ataques e as finalizações potentes de fora da área de Galdino são apontadas por quem acompanha o clube como os trunfos do time. E será assim, ocupando o campo de ataque, com a posse da bola e de olho nos lançamentos do rival, que o Grêmio irá em busca de mais uma vitória em casa na Série B.