Nas arquibancadas, o "efeito Lucas Leiva" foi visto na partida contra a Pone Preta, quando mais de 40 mil gremistas foram à Arena no sábado (23). Em campo, a estreia do volante do Grêmio não causou um impacto significativo. O mesmo pode se dizer de Guilherme, outro jogador que fez sua primeira partida no 2 a 1 pela Série B.
O técnico Roger Machado optou por deixar as duas contratações no banco de reservas. Quando a dupla esperava para entrar em campo, a Ponte marcou o seu gol, transformando o que parecia ser uma vitória tranquila em um jogo perigoso. Os dois ingressaram no gramado aos 14 minutos do segundo tempo.
Nem Lucas nem Guilherme tiveram uma grande atuação. O meio-campista participou mais da partida, mas sem se destacar.
— O jogo vai determinar, o campo, o treino, assim como já foi para esse jogo. Lucas veio para estar em campo, ele sabe como funciona o processo — avaliou Roger sobre Lucas, após a partida.
Ao todo, o jogador vindo da Lazio acertou 12 passes e errou três. Também conseguiu uma finalização.
— Lucas Leiva entrou fora da sua melhor função quando jogo tinha encrespado para o Grêmio. Sua estreia foi como tirar o avião do corpo, não teve brilho e nem poderia naquele contexto — avalia Maurício Saraiva, comentarista da Rádio Gaúcha na partida.
Guilherme teve a chance de retomar a tranquilidade na partida, mas não aproveitou a oportunidade de ter o retorno ideal. Ao 18 minutos, ele teve boa chance para marcar, em bola lançada por Diego Souza. Ele carregou até a área da Ponte Preta, mas não conseguiu a finalização.
— Vale o mesmo para Guilherme, que teve só uma chance de contragolpe e não conseguiu dar acabamento. Normal para quem vinha de parada relativamente longa — complemente Saraiva.
Na cotação de GZH, Lucas Leiva recebeu nota 6,5 por contribuir "com sua experiência para tranquilizar os companheiros. Fez dois desarmes nos 30 minutos em que esteve em campo". Já Guilherme recebeu nota 6 pois " ficou clara a falta de ritmo no lançamento que recebeu de Diego Souza e demorou para finalizar. Vai precisar de mais minutos."
Números da estreia de Lucas Leiva
- Passes: 12 certos e três errados
- Finalizações: uma
- Desarmes: um
- Rebatidas: uma
- Faltas: um cometida e uma sofrida
Números da estreia de Guilherme
- Passes: cinco certos e três errados
- Finalizações: uma errada
- Faltas: uma sofrida