Na reta final de recuperação de uma lesão muscular de grau 2 no músculo posterior da coxa esquerda, Elkeson pediu para não receber salário pelo período que ficou em tratamento. O pedido foi recusado pelo técnico Roger Machado, que conversou com o jogador sobre o tema em uma reunião no CT Luiz Carvalho.
Em recuperação desde o dia 15 de junho, Elkeson tentou acelerar o prazo de retorno para ficar à disposição, mas também foi aconselhado a cumprir todo o protocolo para ajudar na reta final da Série B.
O jogador começou na última quinta-feira (14) os primeiros trabalhos de transição da fisioterapia para treinos físicos. A previsão é de que ele esteja liberado a partir do dia 25 de julho, próxima segunda-feira.
Um dos motivos de Elkeson para tentar acelerar o retorno é também estar em boas condições físicas e com ritmo de jogo para ajudar a seleção chinesa na disputa da Copa da Ásia de 2023.
O centroavante se naturalizou chinês e defende a seleção do país desde 2019. O jogador relatou aos companheiros que sente muita gratidão pelo acolhimento que encontrou na China e quer retribuir em campo o carinho.
Com contrato até o final de 2022 com o Grêmio, Elkeson foi utilizado até o momento em 9 jogos e marcou um gol.