A vitória por 2 a 0 sobre o Novorizontino deu fôlego para o Grêmio na Série B. Após cinco rodadas sem vencer, e três jogos sem marcar gol, o resultado da última terça-feira (7) na Arena ajudou a reduzir a pressão sobre a comissão técnica e o departamento de futebol.
O G-4 também voltou a ser possível de ser alcançado na próxima rodada, em um confronto direto com o Sport. Com 17 pontos, o time de Roger Machado terminou a terça-feira apenas um ponto atrás do quarto colocado.
Se o empate com o Vasco ajudou, a vitória sobre o Novorizontino trouxe tranquilidade para a manutenção do trabalho feito no clube. Por mais que a pressão não fosse externada nas entrevistas e conversas com dirigentes e funcionários antes do jogo, o assunto se fez presente na rotina do vestiário desde o retorno de São Januário. A saída de campo de Biel simbolizou o alívio com o resultado. O atacante saiu gritando no túnel de acesso ao campo.
— Vamos, Grêmio — falava, para irritação dos jogadores do Novorizontino que também passavam no local.
A vitória, na avaliação de Roger Machado, é um elemento de tranquilidade para o ambiente do clube. Para o técnico gremista, até a sequência da equipe na competição terá outra conotação externamente.
— Buscamos deixar o ambiente interno o mais tranquilo possível. A ansiedade que externamente nos pressiona nos faz tomar decisões que não são as mais adequadas. Estávamos sem vencer por cinco rodadas. Agora estamos sem perder há cinco jogos — resumiu o treinador.
Depois de uma partida com apenas 12 mil torcedores na Arena, Edílson falou sobre um gesto tomado pelos jogadores. Eles buscaram a direção para pedir pela redução do valor dos ingressos para aumentar a presença da torcida no estádio.
— É com este espírito que temos encarar daqui para frente. Estamos pedindo para a diretoria que baixe os ingressos para a Arena ser um caldeirão — disse o lateral-direito.
O Grêmio terá a quarta-feira (8) de folga. A preparação para a partida contra o Sport será iniciada a partir de quinta, na reapresentação dos jogadores no CT Luiz Carvalho. Para a viagem ao Recife, Campaz será reforço para Roger Machado.