O Grêmio busca viabilizar o retorno de um dos ídolos da história recente do clube. Formado nas categorias de base e campeão da Série B em 2005, Lucas Leiva está em negociações com a direção tricolor para retornar ao Brasil após 15 anos no futebol europeu.
Depois de 10 temporadas no Liverpool e as últimas cinco na Lazio, Lucas Leiva teve encerrado o contrato com o clube italiano e ficou livre para assinar com qualquer interessado. Conforme antecipado pelo colunista de GZH Eduardo Gabardo, o volante de 35 anos tem em mãos uma proposta oficial para voltar a vestir a camisa do Grêmio desde o início desta semana.
A oferta está na casa dos R$ 350 mil mensais, com duração do contrato até dezembro de 2024. O Botafogo, clube que também está interessado no jogador, oferece mais do que R$ 600 mil e o mesmo período de vínculo. A diferença financeira é o que ainda pesa para definir qual será o futuro de Lucas Leiva. Mesmo com a possibilidade de ganhar menos do que em outros clubes, a vontade do jogador é retornar ao Grêmio.
O desejo do atleta é voltar ao clube que o projetou para o futebol, mas com uma compensação financeira de acordo com o seu potencial, até mesmo por ser, provavelmente, o último contrato da carreira do jogador. A expectativa é de que, se o Grêmio aumentar a proposta, ele volte a vestir azul, preto e branco.
Até o momento foi o vice de futebol, Denis Abrahão, que entrou em contato com o jogador. Nas conversas, Lucas Leiva buscou saber como será estruturado o projeto desportivo gremista. O volante ouviu os planos do clube para a formação do grupo e os eventuais reforços que ainda serão buscados para garantir o retorno para a Série A. Saber que terá uma base forte para a reta final da carreira também é uma preocupação do jogador, que quer deixar uma boa impressão e atender às expectativas criadas pelos torcedores.
Uma das propostas recusadas previa apenas seis meses de contrato. Uma segunda oferta incluía metas coletivas para que ele tivesse um reajuste salarial considerável em 2023, quando o Grêmio projeta estar novamente na primeira divisão. Os termos atuais da conversa preveem um contrato até o final de 2024, com a expectativa de que ainda será oferecido um salário que coloque o jogador em um patamar mais compatível com sua trajetória no futebol.
Com o otimismo nos bastidores do clube de um acerto para a contratação do meio-campista, a avaliação é de que a comissão técnica ganhará uma peça importante para montar o time ideal. Apesar de jogar os últimos anos como um volante mais defensivo, a expectativa é de que ele também poderia ser utilizado um pouco mais adiantado por conta de sua qualidade técnica.
O Grêmio, que hoje conta com sete opções para a posição de volante, nega que a possibilidade de contratação de Lucas tenha relação com a chance de saída de algum outro jogador da função.
— Não tem nada a ver uma coisa com a outra — disse Denis.
Lucas Leiva, atualmente, aguarda a conclusão da negociação em Porto Alegre. O jogador vem treinando por conta para manter a forma física e também encaminhou a compra de uma casa em uma região próxima ao CT Luiz Carvalho.
Em caso de desfecho positivo, o volante poderia ser utilizado a partir de 18 de julho. É nesta data que a janela de transferências no Brasil será reaberta e será possível inscrever novos jogadores para a disputa da Série B.