O torcedor que for à Arena na manhã de sábado (18) verá algo raro. Um confronto entre Grêmio e Sampaio Corrêa não se vê com frequência. A partida das 11h, pela 13ª rodada da Série B, será a segunda entre os clubes e a primeira pela competição.
O único confronto ocorreu em 27 de abril de 1974, pelo Brasileirão. Os dois times estavam no Grupo A da competição, composto por 20 equipes. A partida disputada no Estádio Olímpico, também em um sábado, teve vitória do Grêmio por 2 a 0. Os gols foram marcados por Mazinho e Torino.
A equipe gremista treinada por Sérgio Moacir Torres jogou com Picasso; Everaldo, Beto Bacamarte, Beto Fuscão e Jorge Tabajara; Yura, Orcina e Torino; Tarciso, Mazinho e Bolívar. Humberto Ramos entrou no lugar de Yura e Loivo no de Bolívar.
A vitória fez parte da sólida campanha tricolor na primeira fase. O Grêmio terminou a etapa com a melhor campanha do Grupo A, com 30 pontos. O Sampaio Corrêa terminou na 18ª posição e não seguiu em frente, com 12 pontos.
A curiosidade é que o critério de desempate daquele ano previa o avanço de clubes que tivessem tido maior arrecadação. O regulamento beneficiou o Fluminense o Nacional-AM, que avançaram pelo critério.
Na segunda fase, o clube gaúcho ficou na segunda colocação, atrás do Santos, e não avançou para a etapa final do Brasileirão.