Ao longo da temporada, é natural que o treinador se veja obrigado a mexer na escalação, seja por opção técnica ou por conta das lesões e suspensões. Entretanto, há uma posição no Grêmio que parece não ter firmado um titular indiscutível na temporada: a lateral ou ala direita.
Em 29 jogos disputados pelo Tricolor em 2022, sete jogadores diferentes desempenharam esta função. Mas, contra o Sampaio Corrêa, neste sábado (18), um oitavo atleta pode ser utilizado pelo técnico Roger Machado na lado direito do campo: o jovem Jhonata Varela, que é volante de origem. Relembre os outros nomes que já iniciaram as partidas como titulares da lateral:
Felipe Albuquerque: dois jogos
Revelado nas categorias de base, retornou de empréstimo da Ponte Preta e foi observado nas duas primeiras rodadas do Gauchão, contra Caxias e Brasil-Pel, defendendo o time de transição. No final de março, foi emprestado ao Novorizontino.
Orejuela: oito jogos
Contratado no início do ano por empréstimo junto ao São Paulo, Orejuela foi titular em oito partidas, até perder a posição para o zagueiro Rodrigues. A situação fez com que a diretoria o liberasse para ser repassado ao Athletico-PR no final de março.
Lucas Kawan: um jogo
Destaque da equipe que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o jovem de 19 anos foi escalado por Vagner Mancini diante do Aimoré, pelo Gauchão. Foi substituído no intervalo e nunca mais foi utilizado.
Rodrigues: oito jogos
Zagueiro de origem, passou a ser efetivamente utilizado como titular na lateral a partir da chegada de Roger Machado à Arena. Iniciou em oito jogos na posição, incluindo a reta final do Gauchão e o início da Série B.
Edílson: quatro jogos
Campeão da Copa do Brasil de 2016 e Libertadores de 2017, foi repatriado depois de ter disputado a Série B do ano passado com o Avaí. Mas, desde que desembarcou na Arena, em maio, Edílson iniciou como titular em quatro partidas e sofreu duas lesões musculares.
Rodrigo Ferreira: quatro jogos
Trazido no final de março, do Mirassol — time que eliminou o Grêmio da Copa do Brasil —, o lateral iniciou quatro partidas da Série B. Atualmente, se recupera de uma lesão na coxa esquerda.
Sarará: dois jogos
Improvisado na ala direita pela primeira vez contra o Glória, pela Recopa Gaúcha, continuou como titular diante do Vila Nova, pela Série B. Porém, acabou substituído com câimbras e, desde então, só voltou a ser utilizado contra o Novorizontino, entrando na segunda etapa, como volante.
Jhonata Varela
Nas duas únicas vezes em que iniciou como titular, com o time de transição nas rodadas iniciais do Gauchão, atuou na sua posição de origem: volante. Com a chegada de Roger Machado, passou a treinar na lateral direita e, desde então, entrou em quatro partidas desempenhando a função de ala. A primeira experiência se deu pela Recopa Gaúcha, quando marcou um dos gols na goleada por 5 a 0. Depois, enfrentou Vila Nova, Vasco e Sport, pela Série B.