Em busca de mais jogadores que possam contribuir ofensivamente na Série B, o Grêmio procurou informações sobre a situação de Renato Kayzer. O centroavante de 26 anos está no Fortaleza, mas entrou em rota de colisão com a direção e também com o técnico Juan Pablo Vojvoda, e não será mais utilizado. Em 23 jogos na temporada, o jogador marcou três gols e deu duas assistências.
Maior contratação da história do Fortaleza, Kayzer foi comprado por cerca de R$ 8 milhões do Athletico-PR. O jogador é avaliado pela direção gremista como uma alternativa diferente dos centroavantes que estão no grupo. Enquanto Diego Souza e Elkeson são jogadores mais de área, Kayzer é elogiado pela mobilidade.
Um dos pontos que fez o Grêmio voltar a observar centroavantes no mercado é a lesão muscular de Elkeson. O jogador se machucou na partida contra o Sport e deve perder algum tempo. Como Diego Souza é um atleta com algumas limitações na parte física, a ideia é ter mais peças para Roger Machado usar na sequência da Série B.
Formado nas categorias de base do Vasco, Renato Kayzer teve sua melhor temporada em 2021 no Athletico-PR. Após se destacar no Atlético-GO, o jogador foi adquirido pelo clube paranaense e teve sucesso em Curitiba. Marcou 12 gols em 53 partidas pelo Furacão.