Desde a reabertura do departamento feminino, em 2017, 60 gurias já puderam disputar o Gre-Nal com a camisa do Grêmio. Destas, apenas oito seguem vestindo a camisa tricolor. Por isso, para o clássico deste domingo (5), às 11h, no Estádio Vieirão, em Gravataí, a técnica Patrícia Gusmão oportunizará que gurias que chegaram nesta temporada ao time estreiem em duelos contra o Inter. A meta é vencer para voltar ao G-8 do Brasileirão Feminino.
Entre as estreantes, estará a zagueira Tuani, de 31 anos. Vinda do Kindermann, ela conquistou a titularidade no time das Gurias Gremistas. Até então, disputou todas as 13 partidas da equipe na temporada — 10 pelo Brasileirão e três pela Supercopa.
— A expectativa é grande, por se tratar de mais um grande jogo dentro do campeonato que está tão disputado, e por ser um clássico que é sempre de muita pegada e de tradição no Estado. Estou animada e muito confiante de que vamos fazer um grande jogo para buscar a vitória. Confio muito na nossa equipe e sei o quanto estamos trabalhando para crescer a cada treino e a cada jogo — diz a atleta.
GZH aponta outras quatro gurias que também devem disputar o clássico pela primeira vez com a camisa do Grêmio. Confira:
Jéssica Soares chegou ao Tricolor nesta temporada, vinda do Minas Brasília. Com 31 anos, a atleta logo assumiu a lateral esquerda e, de forma incontestável, permanece como titular do Grêmio.
Até então, são 12 partidas disputadas, todas começando entre as 11 — nove no Brasileirão e três na Supercopa. Neste período, marcou três gols. E, na temporada, divide a vice artilharia do clube com Luany.
Colombiana de 27 anos, Jéssica Peña chegou ao Grêmio no início desta temporada, depois de defender o Santa Fé-COL. Por problemas de documentação, a volante não pôde disputar a Supercopa pelo Tricolor. No entanto, no Brasileirão Feminino, tornou-se uma das 11 titulares de confiança de Patrícia Gusmão.
Até então, a jogadora disputou nove das 10 partidas válidas pela competição nacional. E só ficou fora do embate contra o São Paulo por suspensão.
Vinda do 3B da Amazônia, Cássia também foi um dos reforços trazidos pelo Grêmio para a temporada 2022. Na Supercopa do Brasil, disputou as três partidas. No entanto, apenas uma como titular, e despediu-se da competição sem marcar gols.
Agora, no Brasileirão Feminino, virou titular do time tricolor. E, com quatro gols, tornou-se artilheira do Grêmio na temporada. Além disso, a atacante também é a segunda que mais deu passes para gol no clube. São duas assistências na A-1.
A atacante Luany é a única das cinco que já disputou Gre-Nal. No entanto, apenas pela base. No Brasileirão Feminino sub-20, esteve em campo em três clássicos: uma vitória, um empate e uma derrota. Agora, ela estreará no duelo em âmbito profissional.
Com apenas 19 anos, a guria chegou ao Tricolor depois de passagem pelo Fluminense. São, até então, sete jogos pelo time profissional do Grêmio. Além de uma assistência e três gols — que a tornam a vice artilheira do time na temporada, junto com Jéssica Soares.