Goleador do Grêmio na Série B com quatro gols e também artilheiro da equipe na temporada, com nove gols em 18 partidas, Diego Souza é um dos termômetros gremistas. Com a equipe bem encaixada, o centroavante mostra que ainda pode ser peça valiosa na disputa da Segunda Divisão. Mas com a instabilidade que marcou a recente sequência de cinco jogos sem vitória, o jogador passou a ter sua titularidade questionada pela falta de contribuição sem a bola.
Desde o início da sequência negativa da equipe, iniciada com a derrota para o Cruzeiro, Diego Souza marcou o único gol do Grêmio nas últimas cinco rodadas da competição. Poderia ter mais um, mas a arbitragem anulou de forma equivocada um gol do centroavante contra o Vila Nova-GO.
Após o jogo com o Vasco, quando o centroavante não teve nenhuma finalização registrada, Roger Machado explicou que a opção pela atual formação com três zagueiros, mais jogadores no meio-campo e dois alas, permitirá que o centroavante receba mais bolas em condições de finalizar, seja por meio de cruzamentos ou lances de combinação pelo meio.
— As chances são para a equipe. (O centroavante) Será abastecido. Esse sistema com a amplitude dos dois alas permite mais acessos para a área. Com a volta do Edílson, que é um jogador que tem bom terço final, e a opção pelo Diogo Barbosa, que tem mais características nesse sistema do que o Nicolas, vamos ter mais jogadas de linha de fundo e cruzamentos. Vamos criar para o atacante, e o sistema irá se adaptar a este novo modelo — projetou o técnico.
Formado nas categorias de base do Grêmio e centroavante do time principal na década de 1990, Gilson Maciel entende que as mudanças táticas recentes trouxeram dificuldades para o encaixe de Diego Souza na Série B. Mas ele entende que o jogador ainda merece ter sequência para se adaptar ao novo estilo da equipe, citando que é preciso que haja conversas entre a comissão técnica e o centroavante para recuperar a confiança.
— Não vejo o Diego Souza como problema, mas é o Grêmio que passa por mudanças. Até de sistema tático. Ele é um goleador. Nos últimos jogos, teve só uma chance, contra o Criciúma, que ele perdeu. Passa por jogadores que criem para ele — analisou Gilson, que concluiu recentemente a licença A de treinador da CBF.
Conhecedor da área e das dificuldades da função, Nildo, centroavante gremista nos anos 1990, avalia que a maior dificuldade para Diego Souza é a falta de suporte dos companheiros. E, por conta da baixa produção ofensiva do restante da equipe, não faria sentido apostar em Elkeson como solução para a falta de gols.
— O time não está criando. Não tem desperdício de gols. Quando a fase está assim, se pensa em trocar o centroavante. Sou da opinião de que se o Diego estivesse perdendo gols, merecia a troca. Mas se mudar toda hora, o time fica inseguro. O grande problema do Grêmio é na criação. A pressão é grande e o grupo está sentindo, dá uma insegurança mesmo nos experientes. Acredito que o Diego deva permanecer e que o Elkeson fique como alternativa — opina Nildo.
Mesmo respaldado pela comissão técnica, a questão é que os gols de Diego Souza aconteceram apenas em duas partidas na Série B. Três contra o Guarani, em sua estreia, e quase um mês depois, marcou contra o Ituano. O atacante não acertou nenhuma finalização nas duas últimas partidas. Segundo dados do Footstats, o último chute no gol adversário aconteceu contra o Criciúma, pela 8ª rodada, há mais de duas semanas.
NÚMEROS NA SÉRIE B
8 jogos
4 gols
1 assistência
6 finalizações certas (9 erradas)
1,8 chute em média por jogo
Principal finalizador do Grêmio
Artilheiro da competição, ao lado de outros três jogadores*
*até os jogos de quinta-feira (2)
Guarani
4 finalizações certas de Diego Souza
3 gols do centroavante
Operário
1 finalização errada de Diego Souza
CRB
4 finalizações erradas de Diego Souza
1 assistência do centroavante
Cruzeiro
Nenhuma finalização de Diego Souza
Ituano
1 finalização certa de Diego Souza
1 gol do centroavante
Criciúma
1 finalização certa e três erradas de Diego Souza
Vila Nova
1 finalização errada de Diego Souza
Vasco
Nenhuma finalização de Diego Souza