O Grêmio recebe o Criciúma nesta quinta-feira (19), na Arena, precisando vencer para tentar voltar ao G-4 da Série B. Mas, além da necessidade de pontuar, o técnico Roger Machado também pode se ver obrigado a recorrer a uma velha improvisação que, em um passado recente, fez seu trabalho engrenar: Rodrigues na lateral direita.
Com Rodrigo Ferreira entregue ao departamento médico e Edilson sem atuar há quase um mês, o zagueiro poderá ser acionado novamente para cumprir a função. A cena, inclusive, poderia ter se repetido em Itu, na última rodada, mas o defensor ficou de fora da viagem por apresentar sintomas gripais. Por isso, a opção foi colocar Sarará, que é volante de origem.
Apesar de ser considerada uma improvisação, a escalação de Rodrigues pelo lado do campo não será uma total novidade. Pelo contrário, dos 12 jogos realizados pelo atleta nesta temporada, apenas um foi na sua própria função: dia 16 de fevereiro, na derrota para o União Frederiquense, pelo Gauchão, quando atuou ao lado de Bruno Alves.
A primeira aparição do zagueiro na lateral se deu na terceira rodada do Estadual, quando o time ainda era comandado por Vagner Mancini, que o chamou para ingressar no lugar de Orejuela nos minutos finais da vitória sobre o São José. O antigo treinador gremista ainda recorreria a esta improvisação mais duas vezes, contra Aimoré e Juventude, até ser demitido.
Com a chegada de Roger Machado à Arena, o jogador ganharia a posição de vez. Inicialmente, substituindo Orejula no Gre-Nal, vencido pelo Inter, no Beira-Rio, com gol de David. Dali por diante, se firmaria como titular, seja nos clássicos pela semifinal ou na decisão do Gauchão, contra o Ypiranga, quando até marcou um gol.
Por fim, abriu a Série B na posição, só perdendo espaço a partir do segundo tempo da derrota para a Chapecoense. Naquele momento, o Grêmio passava a contar com Rodrigo Ferreira, trazido do Mirassol, e Edilson, que estava sem clube desde que foi dispensado pelo Avaí. Um mês depois, com ambos fora por lesões, a improvisação volta a ser uma possibilidade. Na última segunda-feira (16), em Itu, quando Rodrigo Ferreira se machucou e Rodrigues não estava no banco, Roger teve de improvisar o volante Sarará na lateral.
Confira os jogos de Rodrigues como
lateral-direito em 2022:
Grêmio 2x1 São José (Gauchão)*
Aimoré 1x2 Grêmio (Gauchão)**
Grêmio 1x1 Juventude (Gauchão)*
Inter 1x0 Grêmio (Gauchão)*
Grêmio 2x0 Ypiranga (Gauchão)
Inter 0x3 Grêmio (Gauchão)
Grêmio 0x1 Inter (Gauchão)
Ypiranga 0x1 Grêmio (Gauchão)
Grêmio 2x1 Ypiranga (Gauchão)
Ponte Preta 0x0 Grêmio (Série B)
Grêmio 0x1 Chapecoense (Série B)
* Entrou no segundo tempo, no lugar de Orejuela
** Entrou no segundo tempo, no lugar de Lucas Kawan