O Grêmio conta com 15 jogadores do time principal com vínculos se encerrando ao final de 2022. Apesar da chance de alguns atletas assinarem pré-contrato com outras equipes, o clube não deverá propor renovações antecipadas pela indefinição da eleição presidencial para o triênio 2024-2026. Assim, GZH apresenta os atletas que se encaixam nesta condição.
A nominata conta com ídolos gremistas como Geromel, Kannemann e Diego Souza. O trio, que representa custo aproximado de R$ 2 milhões mensais, agrada pelo rendimento e liderança. Entretanto, o investimento para manutenção pesa para apresentar termos novos e compromissos longos sem a certeza de recursos de eventual retorno à Série A.
— Não estamos tratando com ninguém sobre renovações. O mandato desta gestão termina no final do ano e, portanto, tudo que for feito terá de passar por avaliação política. Temos de esperar este quadro ficar muito mais claro — declarou o presidente Romildo Bolzan.
O recém-contratado Elkeson também está na lista. Além do chinês, outros dois titulares têm situações indefinidas: Biel e Nicolas. O atacante está emprestado pelo Fluminense e o lateral pelo Athletico-PR. Também estão cedidos ao Tricolor Benítez, Rodrigo Ferreira e Janderson, que ainda não têm vagas asseguradas na equipe de Roger Machado.
Edílson, que se recupera de lesão muscular, dependerá do rendimento nos jogos para avaliação. A mesma situação valerá para Matheus Frizzo. Bobsin deverá ser repassado para o futebol europeu em definitivo nos próximos meses.
Leonardo Gomes, Michel e Megiolaro dificilmente renovarão seus contratos. O trio aprimora a parte física diariamente no CT Luiz Carvalho. O goleiro aguarda propostas para ser negociado, enquanto os campeões da América em 2017 enfrentaram recentes lesões e não têm aproveitamento imediato projetado.
Os 15 jogadores do Grêmio com contrato se encerrando em dezembro de 2022:
- Geromel (contrato definitivo)
- Kannemann (contrato definitivo)
- Diego Souza (contrato definitivo)
- Elkeson (contrato definitivo)
- Edílson (contrato definitivo)
- Matheus Frizzo (contrato definitivo)
- Leonardo Gomes (contrato definitivo)
- Victor Bobsin (contrato definitivo)
- Phelippe Megiolaro (contrato definitivo)
- Michel (contrato definitivo)
- Biel (empréstimo Fluminense)
- Nicolas (empréstimo Athletico-PR)
- Benítez (empréstimo Independiente-ARG)
- Janderson (empréstimo Corinthians)
- Rodrigo Ferreira (empréstimo Mirassol)