Em alta pelas boas atuações na Série B, o garoto Biel em breve terá de enfrentar a concorrência com Ferreira pela ponta esquerda do Grêmio. Aos 21 anos, o reforço contratado do Fluminense vem se destacando pelas assistências e se credencia para assumir a titularidade em definitivo. Contudo, o atleta revelado na base tricolor leva a melhor em outros fundamentos importantes.
De acordo com o site de estatísticas Footstats, Biel leva a melhor em assistências, desarmes e cruzamentos. Em contrapartida, Ferreira possui números superiores em dribles, finalizações e passes certos.
Para o jogo contra o Cruzeiro, no domingo (8), o técnico Roger Machado ainda não precisará definir o ponta-esquerda titular. Entregue ao departamento médico por conta de dores crônicas na coxa direita, Ferreira seguirá fora da equipe. Porém, a partir do jogo contra o Ituano, no dia 16 de maio, o treinador já deverá ter os dois ponteiros à disposição.
O principal ponto forte de Biel é a assistência. Nas vitórias contra Guarani, Operário e CRB, o garoto deu o passe decisivo para gols em cada uma das partidas, totalizando uma média de uma assistência a cada 90 minutos disputados. Ferreira, em compensação, ainda não prosperou neste atributo na Série B.
Em 273 minutos em campo até agora na competição, Biel tem ainda dois desarmes e dois cruzamentos, contra nenhum do principal concorrente nestes dois dois fundamentos.
Por outro lado, Ferreira também tem bons argumentos estatísticos para reivindicar a sua volta ao time titular. O principal deles é o drible. Mesmo atuando menos tempo do que o "rival", em virtude do seu problema médico, o atacante já executou 14 dribles na Série B, o dobro de Biel, que também é um especialista neste quesito.
Além disso, em 169 minutos em campo, Ferreira teve 61 passes certos e cinco finalizações. Considerando a média por tempo jogado, o atacante de 24 anos teve 32,5 passes certos e 2,66 finalizações a cada 90 minutos em campo. Já Biel teve uma média de 20,5 passes certos e 0,99 finalização por cada período equivalente a um jogo.
Confira os números de Biel e Ferreira na Série B*:
Passes certos:
Ferreira: 61 (média de 32,5 a cada 90 minutos)
Biel: 62 (média de 20,5 a cada 90 minutos)
Finalizações:
Ferreira: 5 (média de 2,66)
Biel: 3 (média de 0,99)
Desarmes:
Ferreira: 0
Biel: 2 (média de 0,66)
Cruzamentos:
Ferreira: 0
Biel: 2 (média de 0,66)
Dribles:
Ferreira: 14 (média de 7,45)
Biel: 7 (média de 2,31)
Assistências:
Ferreira: 0
Biel: 3 (média de 0,99)
* Fonte: site de Footstats, considerando a média de cada fundamento para cada 90 minutos disputados pelos dois atletas.