Depois de ser pentacampeão gaúcho neste sábado, após bater o Ypiranga na Arena, o Grêmio volta as suas atenções para a disputa da Série B do Brasileirão. A partir do próximo sábado, o Tricolor inicia a sua caminhada em busca do acesso para a Série A, jogando em Campinas, contra a Ponte Preta.
Questionado na coletiva de imprensa após o título do Gauchão, o técnico Roger Machado respondeu sobre como os gremistas chegam para a disputa do torneio mais importante da temporada de 2022.
— A gente chega sólido. Não sei se essa solidez vai ser suficiente até o final da competição. A direção está fazendo esforços para agregar, buscando características diferentes, mas também peças para fazer as substituições durante as partidas. Que a gente não perca a solidez defensiva, mas também que possamos ter mais opções para empurrar a bola para dentro. Preciso de, pelo menos, três jogadores para dividir a artilharia com o meu centroavante. Para início, penso que sim, até pela estrutura que montamos, mas agora vamos trabalhar para ter o maior número de jogadores. A maior motivação é subir, evidentemente conquistando a Série B.
O treinador também falou sobre a confiança que os jogadores passaram a ter a partir da sua chegada ao Grêmio — ele foi anunciado no dia 14 de fevereiro e assistiu o jogo contra o União-FW nas arquibancadas dias depois.
— A confiança parte da segurança e da certeza do que está sendo proposto dentro de campo. O que está sendo proposto não acontece do dia para a noite, tem de ser um trabalho diário. Você precisa ter uma defesa sólida, manter o zero no placar, e aí você fica mais perto de vencer. Consolidamos uma estrutura solida defensiva. Me diz como tu defende que eu te digo como tu vai atacar. A nossa margem de evolução é muito grande — acrescentou.
Para a partida do próximo sábado, em Campinas, o treinador deve ter à disposição os dois laterais-direitos Edilson e Rodrigo Ferreira, contratados recentemente. Durante a semana, o Tricolor pode anunciar mais dois jogadores. Elkeson e Gabriel Teixeira devem ser as novidades no Grêmio.